7 alimentos ricos em cobre
Nutriente pode ser facilmente encontrado em vários produtos do dia a dia
O cobre é um mineral essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Além de ser fundamental para a produção de energia, esse nutriente tem papel na formação de glóbulos vermelhos, na manutenção do tecido conjuntivo e no fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos. Entre suas várias funções, ele também atua no metabolismo do ferro e do colesterol.
A deficiência por cobre é incomum, pois muitos alimentos consumidos no dia a dia ajudam a atingir as doses recomendadas para um adulto saudável. No entanto, algumas pessoas com dietas desbalanceadas ou problemas de absorção podem ter uma necessidade de incrementar a ingestão de produtos ricos nesse nutriente.
Em geral, é possível fazer isso com adequações na alimentação, sem recorrer a suplementos como a spirulina, uma conhecida fonte de cobre. O ideal, se uma deficiência for constatada, é sempre ouvir as indicações de um nutricionista sobre a melhor maneira de repor os níveis desse mineral.
Para o dia a dia, confira abaixo algumas opções de alimentos ricos em cobre.
1. Fígado
O fígado bovino oferece altas quantidades de cobre e costuma ser considerado a melhor fonte para quem precisa repor rapidamente o nutriente. Aliás, o fígado tem tanto cobre que deve ser consumido com moderação, para não fornecer níveis excessivos do mineral, que também podem causar problemas.
Esse alimento também é rico em nutrientes como vitamina B12, vitamina A e ferro, entre outros.
2. Shitake
Cogumelos shitake cozidos fornecem cobres e outros benefícios, como fibras, selênio, zinco e vitaminas do complexo B e D.
3. Ostras
Outra fonte muito rica no nutriente, as ostras também oferecem zinco, vitamina B12 e selênio.
4. Chocolate amargo
Os benefícios estão no cacau, por isso, a melhor maneira de encontrar o cobre e outros nutrientes é com um chocolate bem amargo mesmo, sem muitas misturas.
O ideal é investir em teores acima de 70%, o que pode ser desafiador para alguns paladares. Conheça outros benefícios do chocolate (de verdade).
5. Tofu
O “queijo de soja” entra como alternativa para dietas que buscam evitar o consumo de produtos de origem animais, sendo bom no fornecimento de cobre e de proteína, entre outros nutrientes.
6. Sementes de girassol
Uma opção para petiscar, elas têm boas quantidades de cobre e gorduras saudáveis, além de fibras. São boas fontes de cobre em termos proporcionais, mas costumam ser ingeridas em pequenas quantidades, o que costuma exigir obter o nutriente também de outras formas.
7. Batata
Desde que consumida com a casca, a batata é outra boa forma de obter esse mineral na dieta. Para poder apreciá-la dessa forma, lave bem para remover as impurezas e prepare-a assada.







