Abiu roxo: conheça a fruta e seus benefícios para a saúde
Fruta possui vitamina C e A, além de antioxidantes e potencial antidiabético, que ainda necessita ser estudado mais a fundo
Natural da América Central, o abiu roxo chama atenção pela coloração roxa-vibrante e sabor bastante adocicado. Em inglês, a fruta (também conhecida como caimito) é chamada de star apple, pelo formato peculiar que as sementes formam dentro da polpa quando ela é cortada transversalmente, lembrando muito uma estrela.
Nutricionalmente, a planta possui bastante vitamina C e A, e também é usada na medicina tradicional para tratar diabetes, com esse potencial sendo alvo de estudos, sem que seja possível afirmar que há de fato um efeito positivo.
Benefícios incluem antioxidantes
Um dos destaques do abiu roxo é a presença de compostos fenólicos: conhecidos antioxidantes, que combatem os radicais livres, eles estão associados à redução de riscos de desenvolver problemas associados ao envelhecimento, incluindo doenças crônicas e tumores.
A vitamina C, que ajuda o sistema imune e é aliada da absorção de ferro, também é muito presente, assim como a vitamina A. A fruta também é rica em minerais como o potássio, que auxilia no metabolismo energético e controle da pressão e o cálcio, vital para a saúde dos ossos.
Como já era de se esperar, pelo sabor bastante adocicado do abiu roxo, quem a consome também deve ficar atento aos níveis de glicose. Ainda assim, ela segue o perfil típico das frutas, sendo uma opção baixa em calorias apesar da riqueza em carboidratos.
Por outro lado, também estão presentes os chamados antinutrientes, substâncias que não apenas provocam um sabor amargo: também podem causar intoxicação e desconforto gastrointestinal, dependendo da quantidade em que forem ingeridas. Por isso, o ideal é não consumir grandes quantidades da fruta em forma de estrela de uma só vez.
Interesse científico
A fruta possui registros de usos na medicina tradicional para atenuar os impactos do diabetes. Pesquisas científicas também tentam investigar esse potencial, mas ainda é cedo para cravar esse benefício no corpo humano. Em geral, frutas podem contribuir em relação ao índice glicêmico graças à presença de fibras, mas não substituem um tratamento médico.
Alguns estudos relacionam o abiu roxo com a capacidade anti-hipertensiva, potencial antibacteriano, antiviral e antifúngico. Porém, vale ressaltar que todos estes resultados foram com base em experimentos in vitro ou em animais, com compostos isolados da fruta, e não se referem ao consumo do alimento in natura.
Além disso, apesar de algumas propriedades da fruta despertarem interesse médico, não foi analisado como os componentes dela se comportam no organismo humano e nem se os benefícios permanecem presentes pela sua simples ingestão.
Portanto, apesar de ser uma fruta nutricionalmente interessante, todos os potenciais que despertam o interesse científico tendem a ser muito mais modestos do que o observado em laboratório.







