Bote o avocado na sua rotina
Uma unidade diária desse pequeno abacate ajuda a regular a microbiota intestinal
Pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, recrutaram 163 adultos com sobrepeso ou obesidade e instruíram uma parcela a comer avocado (ou Hass, seu nome oficial) uma vez ao dia. Após 12 semanas, exames indicaram que os consumidores da fruta tinham maior abundância de bactérias no intestino que quebram as fibras para produzir substâncias parceiras da microbiota.
Além disso, exibiam maior diversidade de micro-organismos. “São efeitos muito positivos, porque a variedade da microbiota está diretamente relacionada com a saúde”, interpreta Renata Guirau, nutricionista da rede Oba Hortifruti. “O equilíbrio entre as bactérias pode influenciar na absorção de nutrientes, no sistema imune e até no sistema nervoso”, exemplifica.
Abacate x avocado
De acordo com Renata, o avocado, que é aquela versão menorzinha, tem uma concentração mais elevada de gorduras e fibras em comparação ao abacate maior — variedades como Fortuna e Breda são exemplos. “Mas, do ponto de vista de vitaminas e minerais, eles são parecidos”, diz a nutricionista. Veja detalhes em 100 gramas das frutas:
Calorias
Abacate: 75 cal
Avocado: 160 cal
Carboidratos
Abacate: 5,8 g
Avocado: 8,5 g
Gorduras totais
Abacate: 6,2 g
Avocado: 14,7 g
Vitamina A
Abacate: 6 mcg
Avocado: 7 mcg
Fibras
Abacate: 4 g
Avocado: 6,7 g
Potássio
Abacate: 174 mg
Avocado: 485 mg