Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Cabeludinha: prima “peluda” da jabuticaba é um tesouro de vitaminas

Frutinha chega a ter 10 vezes o teor de vitamina C de uma laranja

Por Maurício Brum
Atualizado em 29 abr 2025, 16h35 - Publicado em 29 abr 2025, 15h46
cabeludinha-jabuticaba-amarela
Planta é encontrada em zonas de Mata Atlântica (Daniela Branco/CC-BY-SA-4.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Nativa do Brasil, a cabeludinha é uma fruta da família das mirtáceas, a mesma da também brasileiríssima jabuticaba.

Não é casualidade que outro nome pelo qual ela é conhecida é jabuticaba-amarela. Afinal, essas são as duas características marcantes da frutinha: a cor e a “pelagem” da casca.

Dependendo da sua região, a cabeludinha também pode ser chamada de peludinha ou guapirijuba. Todos os nomes se referem à mesma coisa: a planta da espécie Myrciaria glazioviana, que produz um fruto doce, levemente ácido e cheio de benefícios à saúde.

+Leia também: Jabuticaba é bom pra quê? Conheça os benefícios da nossa joia nacional

Benefícios da cabeludinha

Essa frutinha é um tesouro de vitaminas, como a A, importante para a saúde dos olhos, e integrantes do complexo B, fundamentais para diferentes processos do organismo.

O destaque, no entanto, fica pela contagem de vitamina C, que tem poderosa função antioxidante e no fortalecimento do sistema imune. Estudos apontam que a concentração desse nutriente chega a ser 10 vezes aquele encontrado na laranja, que costuma ser citada como grande exemplo de fruta para fornecer essa vitamina.

Continua após a publicidade

Além de ser bom para a pele, o potencial antioxidante do ácido ascórbico (outro nome da vitamina C) ajuda no combate aos radicais livres, o que no longo prazo contribui para defender o organismo e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, problemas associados ao envelhecimento e até alguns tipos de câncer.

Onde encontrar e como consumir

A cabeludinha é mais comum em áreas de Mata Atlântica, sendo encontrada ao redor do país, com presença mais acentuada no Sudeste. A melhor época é entre o outono e o inverno.

Como costuma ocorrer com frutas, a melhor maneira de obter o máximo de benefícios que a cabeludinha tem a oferecer é com o consumo in natura. Ela também pode ser utilizada em sucos como uma boa alternativa para manter a maior parte das propriedades nutricionais.

Continua após a publicidade

Já no preparo de doces e geleias, considere utilizá-la apenas pelo sabor, sem ilusões quanto à manutenção dos benefícios: os processos de fabricação e a adição de açúcares e gorduras pode reduzir drasticamente as vantagens à saúde.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.