Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Café ajuda no pré-treino? Saiba o que diz a ciência

Potencial da cafeína na melhora da performance vem sendo pesquisado ao redor do mundo

Por Maurício Brum
Atualizado em 8 Maio 2025, 10h38 - Publicado em 8 Maio 2025, 06h00
Café antes do treino pode ajudar, mas é preciso atenção na forma de usar (stockking/Freepik)
Continua após publicidade

Um bom cafezinho é um clássico para começar o dia, para encerrar o almoço ou para dar um sabor a mais na hora de tomar um lanchinho da tarde. Mas, por ser a fonte por excelência de um poderoso estimulante como é o caso da cafeína, cada vez mais o mundo fitness tem abraçado a bebida como uma alternativa para o pré-treino.

Aí surge a dúvida: será que tem verdade nessa história? Afinal, o café pode ser uma opção para incrementar sua performance?

+Leia também: Todas as razões pelas quais uma xícara de café pode ser boa para você

Dá para usar o café no pré-treino?

Os efeitos são modestos, mas a ciência vem atestando que o café pode, sim, ajudar a melhorar a performance de quem vai fazer atividades físicas.

O segredo dessa pequena melhora, é claro, está na taxa de cafeína. Ela pode ser aliada em diferentes situações, com a principal indicação sendo a prática de atividades aeróbicas. Além de contribuir para impulsionar de leve a força física, ela também ajuda no foco, mas a chave para isso é a moderação, já que um excesso de cafeína pode acabar tendo o efeito oposto ao desejado.

A ciência atesta ganhos com o café preto, e há muito mais evidências de seu benefício do que em alternativas mais comerciais, como o SuperCoffee.

Continua após a publicidade

Ou seja: se a sua ideia é acrescentar cafeína em sua rotina de atividades físicas, apostar na versão tradicional da bebida ainda é a melhor opção. No entanto, é fundamental se certificar que você está consumindo um café de qualidade, que de fato conserva as propriedades do grão, e não um produto similar “sabor café”.

Em qualquer cenário, porém, não espere milagres. O café ajuda, mas no geral o ganho não passa de 5% em relação a quem faz o exercício sem ele. Com frequência, o acréscimo fica até abaixo disso.

Cuidados com o uso do café

Para obter melhores resultados, o café deve ser consumido entre 45 minutos a 1 hora antes da atividade física, dando tempo para o corpo absorver e utilizar a cafeína com mais eficiência.

Continua após a publicidade

A medida ideal de café ainda é alvo de controvérsia. Estudos apontam quantidades máximas diárias que variam entre 2 a 6 miligramas por quilo de peso corporal, então a dica é não consumir mais que duas xícaras de tamanho padrão por dia.

Excesso de cafeína também pode prejudicar seu sono. Se você tem uma rotina em que precisa acordar cedo, é desaconselhável tomar café após o meio da tarde, mesmo com o objetivo de “ajudar” no pré-treino.

Em algumas pessoas, o café também pode provocar desconfortos estomacais que podem atrapalhar na hora da atividade física. Conheça seu corpo e, na dúvida, consulte um profissional de saúde antes de inseri-lo na sua rotina de exercícios.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.