Chá de casca de melancia traz benefícios? Entenda
Parte desprezada da melancia tem perfil interessante de antioxidantes, vitaminas e minerais, mas faltam estudos para comprovar que eles permanecem nos chás
A melancia, originária do continente africano, ocupa espaço constante nas mesas dos brasileiros, especialmente em dias quentes. Rica em água e refrescante, pode ser uma grande aliada para hidratação e, de quebra, baixar a pressão, sem falar que é rica em vitaminas e carboidratos.
Por outro lado, a própria casca da melancia pode também ter propriedades interessantes para a saúde: ela é capaz de oferecer vitaminas, minerais e antioxidantes, com destaque para vitamina A, cálcio e potássio. Mas será que utilizá-la em chás é uma boa opção para obter esses benefícios?
Veja o que a ciência diz.
O que há de bom na casca da melancia?
Em geral, quem busca as vitaminas na casca pode encontrar em maior quantidade o retinol, que conhecemos como vitamina A, além de vitamina C e B6, em menores teores.
Os minerais mais abundantes nessa parte da fruta, de longe, são o cálcio e o potássio. Enquanto o primeiro ajuda na saúde dos ossos e dentes, o potássio (abundante também na polpa) regula o equilíbrio dos líquidos nas células do corpo e participa da contração e relaxamento dos músculos.
As cascas são ricas também em polifenóis e betacaroteno. Sendo compostos famosos pela ação antioxidante, essas moléculas se combinam com radicais livres gerados no corpo, reduzindo seus riscos à saúde. Os radicais livres, afinal, estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas, problemas típicos do envelhecimento e até cânceres.
+Leia também: Melancia amarela tem menos sementes e é rica em betacaroteno
Por outro lado, a casca também tem antinutrientes presentes. O mais famoso deles é a saponina, um composto amargo que interfere na palatabilidade e digestibilidade dela. Dentro desta seara, ainda há o oxalato. Em pequenas quantidades ele é inofensivo, mas, dependendo da ingestão, pode impactar negativamente a absorção de nutrientes benéficos pelo nosso corpo. O ideal é não exagerar.
Usos potenciais (e o que o chá pode fazer)
A casca de melancia também pode ter também um uso potencial contra hipertensão, já que há estudos que demonstram que ela ajuda a diminuir a pressão sanguínea, por meio da inibição de enzimas que regulam a vasoconstrição.
O alimento também têm relação com diminuição de colesterol e algumas propriedades anticancerígenas, sem falar que demonstrou diminuir marcadores inflamatórios hepato-renais.
Todos esses possíveis benefícios estão associados aos nutrientes e substâncias descritos mais acima no texto. Mas a maioria dos trabalhos que demonstraram esses resultados usaram experimentos in vitro ou em ratos. Não significa, portanto, que um impacto tão significativo se repetiria em seres humanos.
Além disso, mesmo que a casca possa ter propriedades interessantes, os benefícios foram demonstrados pela extração das substâncias com métodos específicos para as pesquisas. Não há estudos confirmando que o chá de casca de melancia consiga obter esses compostos em quantidades relevantes ou capazes de fazer algum efeito perceptível.
Se for consumir, faça-o pelo sabor, mas sem expectativas exageradas a respeito do que essa bebida pode fazer por você.







