Chá de laranja-amarga tem benefícios?
Conhecida da medicina popular, laranja-amarga é alvo de vários estudos científicos, mas faltam evidências sólidas de benesses

Muito aromática e bastante azeda, a laranja-amarga é velha conhecida da medicina tradicional. O chá das folhas costuma ser usado para tratar gripes e tosse com expectoração. Outra indicação é para aliviar gases, diarreia e cólicas.
Chamada também de laranja-azeda ou laranja-da-terra, a planta é nativa do sudeste asiático, mas popular nos quintais e pomares domésticos brasileiros. Rica em vitamina C e outros compostos interessantes para a saúde humana, a planta é alvo de estudos científicos.
Descubra se há benefícios no chá de laranja-amarga e conheça outras aplicações para a fruta.
Chá de laranja-amarga tem benefícios?
Infelizmente, poucos efeitos do chá de laranja-amarga foram comprovados pela ciência. A planta é rica em compostos antioxidantes (os famosos polifenóis) e anti-inflamatórios, mas a maior parte deles é detectada em extratos alcoólicos feitos em laboratório.
O chá preserva alguma dessas propriedades, mas em menor quantidade. Os antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento precoce e doenças crônicas.
Poucas pesquisas clínicas (que incluem humanos) foram feitas sobre a laranja-amarga por enquanto.
Chá de laranja-amarga emagrece?
Uma das substâncias mais estudadas da fruta é a sinefrina: ela chama atenção por ter ação semelhante à da efedrina, droga estimulante que aumenta a pressão arterial e costumava ser usada para perda de peso.
Por trazer grandes riscos à saúde, a utilização da efedrina com esse propósito foi proibida em vários países. A sinefrina, então, surgiu como potencial substituta.
É por isso que você pode encontrar suplementos alimentares, que alegam ajudar na perda de peso, com a laranja-amarga como ingrediente. Mas fica um alerta: por ora, não há comprovação da segurança ou eficácia do uso da sinefrina para perder peso.
A maioria das pesquisas avaliou a laranja-amarga em combinação com outros compostos de ervas, então é difícil saber qual planta foi responsável pelo efeito.
Na medicina popular, um dos outros usos do chá das folhas de laranja-amarga é com objetivo calmante. Nesse sentido, as pesquisas são mais promissoras.
Só que o foco dos estudos científicos está no uso dos óleos essenciais: alguns testes de aromaterapia com os extratos da fruta trouxeram efeitos ansiolíticos. De novo, serão necessárias mais investigações para bater o martelo sobre esse benefício.
O potenical anticancerígeno das substâncias da laranja-amarga também é estudado, mas somente a nível laboratorial.
+Leia também: Água com limão realmente faz bem à saúde?
Cuidados e precauções
Os preparos com a laranja-amarga não são recomendados para grávidas.
Também existe possibilidade de interação entre os compostos da fruta e vários tipos de medicamentos, como antidepressivos, ciclosporina, midazolam, cilostazol, fenilefrina, cloridrato de fenilefrina, dextrometorfano e cefalosporinas.
O uso concomitante do chá de laranja-amarga e de remédios pode diminuir a eficácia das medicações e até gerar toxicidade.
Outros usos
O caráter aromático dos óleos essenciais dessa planta faz deles ótimos componentes para a indústria de perfumes e cosméticos. Na culinária, a casca serve de ingrediente para doces em calda e cristalizados. Bebidas, alcoólicas ou não, podem ganhar novo sabor com a adição da laranja-amarga.
Embora o suco da fruta seja bastante amargo, ele serve como bom substituto para o limão em molhos para salada ou carnes.
Por ser mais resistente a pragas do que outras variedades, a laranja-amarga é frequentemente utilizada como porta-enxerto para as espécies de laranja-doce.