Chá de unha-de-gato: pra que serve, benefícios e quem pode consumir
Planta tem propriedades fitoterápicas bem estudadas pela ciência

Não vá sair aparando as garras de um bichano e botando na água, viu? O chá de unha-de-gato é uma infusão fitoterápica feita com folhas, cascas ou raízes da planta Uncaria tomentosa, uma espécie nativa das Américas que deve o apelido devido a uma curva característica das folhas, que lembram as patas dos felinos.
Com propriedades anti-inflamatórias, além de um potencial diurético e antioxidante, a unha-de-gato é um dos raros fitoterápicos incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do SUS, devido à solidez das evidências científicas sobre alguns de seus benefícios.
O chá oferece algumas vantagens, mas, para obter o máximo do que a unha-de-gato tem a oferecer, o ideal é utilizá-la em outras apresentações farmacêuticas (cápsula, gel ou comprimido) feitas a partir da planta.
Saiba mais sobre ela.
+Leia também: Fitoterapia: até que ponto ela pode ajudar?
Quais os benefícios do chá de unha-de-gato?
A unha-de-gato tem algumas propriedades bem consolidadas em estudos, sobretudo relacionadas às suas capacidades anti-inflamatórias associadas aos componentes alcaloides. Por isso, ela costuma ser indicada no alívio de sintomas da artrite reumatoide e da osteoartrite.
A planta também é considerada imunoestimulante, favorecendo as defesas do corpo ao propiciar a formação de novos glóbulos brancos. Ela tem ainda um potencial diurético, o que pode exigir cuidado no consumo em pessoas propensas a quadros de desidratação.
Os benefícios antioxidantes da unha-de-gato também renderam pesquisas buscando determinar seu potencial na prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer. No entanto, essas investigações giram em torno de compostos encontrados na planta — o chá é incapaz de oferecer esse benefício e jamais deve ser consumido isoladamente para reduzir o risco ou eliminar tumores.
Aqui, vale outra vez reforçar: boa parte dos benefícios associados à unha-de-gato, mesmo os comprovados, estão relacionados a compostos que são mais presentes em medicamentos fitoterápicos produzidos a partir dela, em gel, cápsulas ou comprimidos. O chá também pode trazer vantagens, mas elas são muito mais modestas.
Como preparar o chá de unha-de-gato
A infusão deve ser feita com cascas, raízes ou folhas secas da planta. O recomendado é utilizar em torno de 30 gramas (duas colheres de sopa) para cada litro de água. Deixe os ingredientes na água fervente por cerca de 10 minutos, coando e bebendo na sequência.
O ideal é não exceder o consumo de três canecas por dia, em intervalos espaçados. Embora não haja contraindicação absoluta (salvo em casos de hipersensibilidade à planta ou seus compostos), o consumo excessivo do chá pode gerar interações com outros medicamentos — como anticoagulantes — e episódios de náusea.
Na dúvida, consulte sempre um profissional de saúde antes de inserir um produto novo na sua rotina — e suspenda o uso imediatamente em caso de qualquer reação adversa inesperada.