Grumixama: prima da jabuticaba é rica em benefícios à saúde
Mesmo sendo um fruto nativo da Mata Atlântica, grumixama ainda é pouco conhecida pelos brasileiros

A jabuticaba é muito famosa, mas há uma prima dela, também nativa do nosso território, que merece mais atenção. Trata-se da grumixama, que tem um sabor único e coleciona benefícios para a saúde.
Saiba mais sobre as delícias e vantagens do fruto da grumixameira, árvore cujo nome científico enfatiza suas raízes nacionais: Eugenia brasiliensis.
Quais os benefícios de inserir a grumixama na dieta?
Como costuma ocorrer em frutos com coloração avermelhada e arroxeada, a grumixama é um oásis de antioxidantes, como os flavonoides. Ao combater os radicais livres, esses compostos são aliados contra o envelhecimento celular precoce, o desenvolvimento de doenças crônicas e até mesmo alguns tipos de câncer.
A grumixama é rica em vitamina C e aquelas do complexo B, colaborando para o bom funcionamento do organismo e o fortalecimento do sistema imunológico, e também contribui para a saúde da pele.
+Leia também: Você sabe o que são antioxidantes e como eles defendem nosso corpo?
Mas vale lembrar que o fruto, por si só, não é milagroso, e os benefícios são potencializados quando ele é inserido em uma rotina de hábitos saudáveis, da alimentação à prática de exercícios.
Como consumir a grumixama
Nas regiões onde cresce, na natureza da Mata Atlântica, o fruto da grumixameira é um famoso ingrediente para a fabricação de geleias, licores e doces em geral.
Mas, embora essas sejam maneiras válidas de apreciar seu sabor, o máximo de benefícios é obtido pelo consumo da grumixama em sua forma mais natural possível. Dá para comê-la in natura mesmo (não esqueça de higienizar antes) ou inseri-la na preparação de sucos.
Em termos de sabor, a grumixama costuma ser apresentada a quem não a conhece como uma espécie de meio-termo entre a pitanga e a jabuticaba. Quanto à textura, ela tem a fama de ser uma “fruta que pega na língua”, o que também seria o significado original do seu nome, que vem do tupi-guarani.