Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Jejum intermitente para o bem do coração?

Se a ideia é proteger o peito, o método seria mais vantajoso do que cortar um pouco de calorias todos os dias, diz estudo. Será?

Por Thaís Manarini
Atualizado em 6 fev 2020, 10h53 - Publicado em 21 jun 2018, 10h15
jejum intermitente
Estudo encontra indícios de que jejum atenuaria risco cardíaco  (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)
Continua após publicidade

Em experimento da Universidade de Surrey, na Inglaterra, voluntários obesos foram divididos em dois grupos: um fez jejum intermitente e o outro cortou calorias do dia a dia. A meta era que perdessem 5% do peso. Quando todos atingiram o objetivo, os cientistas notaram que quem apostou no esquema do jejum via a concentração de gordura no sangue baixar mais rapidamente após a refeição.

“Porém, não dá para garantir que esse resultado se reflita em menor risco cardíaco“, pondera o nutricionista João Motarelli, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Apesar de os participantes que jejuaram terem visto a pressão sistólica e a diastólica caírem, o outro grupo também viu benefícios nesse quesito. “Ainda não possuímos evidências fortes para indicar o método a pacientes cardíacos”, conclui o nutricionista.

Uma estratégia vista com ressalvas

De acordo com Motarelli, a taxa de desistência de pessoas incentivadas a realizar o jejum foi alta nesse trabalho, algo observado em outras investigações. “Trata-se de um método difícil de seguir“, analisa. Daí, os ganhos, como o emagrecimento, podem ir por água abaixo. Fora isso, não há certeza se os benefícios perduram por um longo prazo.

Detalhes dos métodos usados na pesquisa

 

jejum-diagrama

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.