Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Ossos fracos podem ser sinal de doença celíaca

A dificuldade para processar o glúten, proteína presente em certos alimentos, também pode promover a osteoporose

Por Thaís Manarini
Atualizado em 21 jan 2020, 11h20 - Publicado em 21 jan 2020, 10h20
doença celíaca quais os sintomas
Quem tem doença celíaca deve ficar atento a alimentos que contenham glúten, como os pães. (Foto: Voyagerix/Getty Images)
Continua após publicidade

Marcada por uma inabilidade do organismo em digerir o glúten — proteína encontrada em trigo, cevada e centeio —, a doença celíaca geralmente é ligada a sintomas como barriga estufada, gases e diarreia. Mas cientistas da Universidade George Manson, em terra americana, compararam 13 634 indivíduos saudáveis com 48 prováveis celíacos e perceberam o seguinte: embora ingerissem mais cálcio e fósforo, os últimos exibiam uma densidade mineral óssea menor, o que aumenta a propensão à osteoporose.

Para Jean Rodrigo Tafarel, gastroenterologista da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apesar de o experimento envolver um pequeno número de prováveis celíacos, é crucial passar a mensagem de que o impacto da doença pode ir além do intestino. “Todos os médicos devem considerar isso”, sugere.

Outros alertas que podem denunciar a doença celíaca

  • Anemia
  • Depressão
  • Infertilidade
  • Dermatite herpetiforme (provoca pequenas bolhas na pele)

Por que o esqueleto paga um preço

O gastro Jean Tafarel esclarece que quem é celíaco produz um anticorpo que agride a mucosa do intestino delgado. “Com isso, há menor absorção de nutrientes, como cálcio e vitamina D”, explica. Aí os ossos sofrem.

“E, se há osteoporose por causa dessa condição, só tomar suplemento não resolve”, avisa. A chave é descobrir e tratar a doença celíaca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.