Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Picolinato de cromo não emagrece. Para que ele serve?

Suplementação do mineral virou febre para ganho de massa muscular e emagrecimento. Mas não há evidências sobre esses benefícios

Por Sílvia Lisboa
4 Maio 2024, 10h00
picolinato-de-cromo-nao-emagrece-conheca-usos-beneficios-onde-encontrar
Embora a suplementação do picolinato de cromo tenha se tornado popular em academias, o déficit do nutriente é raro, e é mais vantajoso buscar corrigi-lo através da alimentação (benzoix/Freepik)
Continua após publicidade

Presente em carnes, em cereais integrais, em oleaginosas e em legumes como espinafre, o cromo é um mineral essencial ao bom funcionamento do organismo. Nas últimas décadas, porém, sua suplementação através do picolinato de cromo ganhou fama nas academias como um auxiliar para ganho de massa muscular e perda de peso. Dois supostos benefícios para os quais não há evidências robustas.

Mas há razões para o protagonismo. Estudos mostram que o cromo participa do metabolismo da insulina, o hormônio responsável por manter equilibrados os níveis de glicose no sangue.

O mineral atua também em uma enzima-chave que interfere na síntese do colesterol, melhorando o perfil lipídico de indivíduos com dislipidemias (placas de gordura que se acumulam nas artérias).

+Leia também: ABC dos suplementos esportivos: quais existem e quais devo usar no treino?

Quais as indicações do picolinato de cromo

Esses benefícios sobre as taxas de gordura e açúcar no sangue tornaram o cromo um queridinho dos atletas, mas até agora as pesquisas não conseguiram demonstrar benefícios para a perda de peso ou ganho de massa muscular.

Pelo menos duas pesquisas mostraram que não são significativas as alterações de composição corporal, ou seja, ganho de músculos, com a suplementação. Pessoas com diabetes tipo 2 podem ter vantagens com a suplementação, mas é indispensável consultar o endocrinologista antes de adotá-lo como parte do tratamento.

Continua após a publicidade

Em um dos estudos, que avaliou 30 mulheres com índice de massa corporal (IMC) acima dos 25 e praticantes regulares de exercícios de resistência, o picolinato de cromo não teve papel na redução da gordura corporal.

No experimento, as participantes foram divididas em dois grupos, sendo que um tomou a suplementação de 400mcg de picolinato de cromo por 30 dias. Foram feitas avaliações antes e depois da intervenção em ambos os grupos. Não houve impacto sobre o sobrepeso e a obesidade.

Até o momento, a indicação para o picolinato de cromo é restrita a indivíduos com déficit do mineral e pode ser indicada para quem tem diabetes tipo 2 por médicos e nutricionistas especializados.

Continua após a publicidade

Onde encontrar o cromo na alimentação

Salvo para casos de deficiência do mineral, que é rara, o ideal é consumir o cromo por meio da alimentação, sem recorrer a suplementos. Existem muitos alimentos in natura com o nutriente.

Confira abaixo onde ele pode ser encontrado:

  • Legumes como brócolis e espinafre
  • Oleaginosas, como nozes e castanha-do-Pará
  • Produtos animais, como fígado
  • Frutas, como ameixa e maçã com a casca
  • Levedo de cerveja
  • Cereais integrais
  • Queijos
  • Cogumelos
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.