razões para
consumir zinco

8

Conheça os benefícios desse mineral, presente em ostras, leite integral, sardinha, aveia, lentilha, castanha de caju... Com boa alimentação, não precisa suplementar!

Uma parcela dos pacientes com essa doença tem baixos índices de zinco em seu organismo. O mineral integra uma enzima chamada superóxido dismutase, que nos protege dos radicais livres. Os radicais livres favorecem o apagão das memórias ao longo dos anos.

1

Prevenir
Alzheimer

Não é que o zinco, por si só, vá evitar uma infecção. Mas ele é um dos nutrientes com maior atuação no sistema imunológico e tem potencial para deixar o corpo mais preparado contra invasores indesejados.

2

Aumentar
a imunidade

O zinco facilita
a comunicação entre os neurônios. Tanto que uma revisão de estudos indiana vinculou o consumo de fontes desse mineral a uma melhora no quadro depressivo de mulheres jovens. 

3

Espantar
a depressão

O mineral que recheia
a ostra tem ainda relação íntima com a estocagem
e a liberação de insulina.
A carência de zinco acelera o processo de resistência
a esse hormônio, deixando--nos mais propensos ao diabetes tipo 2.

Combater
o diabetes

4

Quem tem encontro agendado com o bisturi deve prestar atenção na quantidade de fontes de zinco que põe no prato. Isso porque sua deficiência prejudica a reparação do tecido cortado.

5

Melhorar
a cicatrização

Pesquisas já estabeleceram o
elo entre o nutriente e a menor duração de uma pneumonia severa. Especula-se que isso tenha a ver com o papel do zinco no sistema imunológico.

6

Proteger contra
a pneumonia

O zinco ajuda a regular substâncias envolvidas no controle da pressão. Sua falta pode alterar o paladar, o que faria as pessoas abusarem do sal, um ingrediente vinculado à hipertensão e parece atenuar danos do excesso de colesterol nos vasos sanguíneos. 

7

Resguardar
o coração

O zinco é tão crucial nessa fase que recomenda-se a ingestão sobe: passa de 8 para 11 miligramas por dia. O déficit da substância pode causar infecções intrauterinas, atrapalhar o desenvolvimento fetal e contribuir para o baixo peso do bebê.

8

Garantir
uma gravidez saudável

Atenção: é besteira ir na farmácia e comprar comprimidos de zinco sem saber se você de fato apresenta uma deficiência (ou se tem alguma condição de saúde que exige doses extras do nutriente).

E o uso de suplementos?

saude.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em