Os benefícios do cultivo e ideias de ervas e temperos para plantar em pequenos espaços
Uma horta
para chamar
de sua
Ilustração: Meuri Elle
Quando cuidamos de uma hortinha, somos desafiados
a mexer no cardápio para aproveitarmos as plantas
ao máximo. Aí a alimentação fica mais variada, gostosa
e nutritiva.
Dieta saudável
Foto: Getty Images
Dedicar-se a essa atividade pode amenizar sintomas depressivos e a ansiedade – problemas cada vez mais presentes na população. Mexer com a terra nos acalma.
mental
Bem-estar
Crianças que plantam ervas aprendem a respeitar o meio ambiente e, ao acompanhar o desenvolvimento desses alimentos, topam experimentá-los com mais facilidade.
sustentável
Infância
Ninguém precisa ter um jardim imenso. O essencial é que a planta receba sol por, no mínimo, quatro horas. A seguir, confira ervas e temperos que cabem em pequenos vasos.
e o que plantar
Onde plantar...
O tempero dá força à digestão e tem propriedades anti-inflamatórias. É um clássico na batata rústica assada, mas também pode marinar carnes e peixes e aromatizar o azeite.
Alecrim
Foto: Alex Silva
Carrega substâncias de ação antioxidante, que auxiliam na prevenção de doenças. Coloque em molhos de salada e massas. Lembre-se de que a folha fresca é melhor.
Manjericão
Foto: Alfredo Franco
Multiúso na cozinha, ela também fornece antioxidantes. A digestão tende a ser facilitada quando ela entra no prato. Utilize em ovos, omeletes, molhos, sopas e queijos.
Cebolinha
Foto: Dercílio
É de fácil cultivo. Estudiosos já identificaram 200 compostos antioxidantes na erva, que pode ser aproveitada seca. Adicione em pizzas, massas, carnes brancas (como frango), tomate, abobrinha.
Orégano
Tem folhas aromáticas e picantes. É celebrado por suas propriedades bactericida e cicatrizante. Inclua-o em carnes grelhadas, queijos, verduras, peixes, feijão e sopas.
Tomilho
Foto: Alex Silva
Seu chá facilita a digestão. Atenção: deve ficar sozinha no vaso, porque a raiz faz voltas e enforca outras ao lado. Prove-a in natura com carnes, saladas, bebidas e iogurte.
Hortelã
Há indícios de que substâncias da salsa favorecem a circulação sanguínea. Coloque em saladas, molhos, sopas, peixes e para decorar pratos. Seca, perde aroma e gosto.
Salsa
saude.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em