Foto: Tomás Arthuzzi
O que piora e o
que melhora o
REFLUXO
Foto: Alex Silva
Essa substância, encontrada no café e em certos chocolates e chás, irrita a muscosa estomacal já inflamada e contribui para o afrouxamento da válvula do esôfago
CAFEÍNA
Embutidos, frituras e algumas carnes diminuem o ritmo do esvaziamento gástrico. Além disso, irritam a região e podem desequilibrar o pH do estômago. Pessoas com tendência ao refluxo precisam ficar de olho.
ITENS GORDUROSOS
Foto: Fotofermer/iStock
Pra falar bem a verdade, ainda há controvérsia se eles causam ou não acidez. Mas não custa moderar em laranja, limão, abacaxi e afins - principalmente durante uma crise.
ALIMENTOS CÍTRICOS
Foto: Alex Silva
O álcool leva à produção de ácidos e ao relaxamento do esfíncter esofágico. Daí a comida tem maior risco de voltar mesmo. Não abuse!
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Foto: Alex Silva
A pimenta, especialmente se mais forte, agride a mucosa do estômago. Quem tem refluxo deve priorizar as versões mais fraquinhas - e consumi-las vez ou outra.
COMIDAS
MUITO
PICANTES
Foto: Bruno Marçal
Elas são ricas em fibras e em outras substâncias amigas do sistema digestivo. Maçã, mamão e banana estão entre bons (e saborosos) exemplos.
FRUTAS
POUCO ÁCIDAS
Foto: Alex Silva
Grão-de-bico, feijão e ervilha possuem poucas calorias e muita fibra, por exemplo. Agora, se causarem qualquer desconforto, fale com o nutricionista.
LEGUMINOSAS
Foto: Sheila Oliveira
Elas melhoram a digestão de maneira geral. Como se fosse pouco, não deixam o estômago ficar ácido além da conta e incentivam a proliferação de bactérias benéficas.
VERDURAS
Nozes e castanhas carregam gorduras boas. Ué, mas gorduras não deveriam
ser evitadas? Essas, não: consumidas com moderação, elas têm propriedades anti- -inflamatórias, o que é positivo para o refluxo.
Só não vale exagerar!
OLEAGINOSAS
saude.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em