Lifting com ultrassom microfocado: o que é o Ultraformer?
Tecnologia de origem coreana promete reduzir rugas e melhorar a saúde da pele

O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. A procura por procedimentos estéticos é grande e a busca por novidades acompanha essa tendência, especialmente quando se trata dos tratamentos não invasivos.
A mais nova tecnologia deste tipo disponível no mercado nacional é o Ultraformer MPT, um equipamento para tratamentos que utiliza ultrassom microfocado.
Entenda o que é esse aparelho e confira quais os resultados ele apresenta até o momento.
+ Leia também: Como funciona e para quem é indicado o transplante de sobrancelha
O que é e como funciona o Ultraformer?
O Ultraformer MPT é um aparelho desenvolvido pela coreana Classys, indústria focada na área de estética corporal e facial. O equipamento utiliza um mecanismo similar a uma lupa para direcionar ondas de ultrassom com alta intensidade sobre a pele.
O foco eleva a temperatura do local até criar um ponto de coagulação térmica, gerando microlesões instantâneas. A sigla MPT do equipamento se refere ao termo Micro Pulsed Technology – tecnologia micro pulsada –, que oferece mais pontos em um único disparo.
Segundo a fabricante, o processo gera uma resposta do sistema imunológico para a cicatrização, o que pode estimular a atividade de fibroblastos células do tecido que produzem colágeno e elastina.
Dependendo do equipamento utilizado, a frequência e a duração do ultrassom podem alcançar diferentes profundidades.
No rosto, o principal alvo é o sistema músculo-aponeurótico (SMAS), em termos mais simples, uma rede de fibras que conecta os músculos da face e do pescoço à pele. A contração dessa rede provoca o efeito de lifting sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
+ Leia também: Procedimentos estéticos: beleza precisa caminhar sempre junto à saúde
Efeitos do lifting com ultrassom
O tratamento com o pulsionamento de ultrassom promete renovar a pele de vários lugares do corpo e resolver a gordura localizada em pontos como os glúteos, o abdômen e as coxas.
No entanto, as pesquisas realizadas sobre o Ultraformer e outros equipamentos similares indicam que os melhores resultados se dão apenas na face e no pescoço – especialmente na testa, no contorno da boca e no desenho do rosto.
De modo geral, os efeitos do ultrassom microfocado ainda não foram investigados com profundidade. Os estudos realizados até o momento apontam que os melhores resultados aparecem a partir de 30 dias após a realização do procedimento e mais de uma sessão pode ser necessária.
As mudanças observadas variam entre a redução da flacidez, endurecimento de camadas frouxas e aumento na elasticidade da pele.
O efeito se prolonga por um período que vai de 3 a 12 meses, em média, quando novas sessões do tratamento são necessárias para manutenção.