Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Lifting com ultrassom microfocado: o que é o Ultraformer?

Tecnologia de origem coreana promete reduzir rugas e melhorar a saúde da pele

Por Clarice Sena
7 jul 2025, 16h30
ultraformer-pmt-tratamento-estetico
Máquina de Ultraformer (./Reprodução)
Continua após publicidade

O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. A procura por procedimentos estéticos é grande e a busca por novidades acompanha essa tendência, especialmente quando se trata dos tratamentos não invasivos.

A mais nova tecnologia deste tipo disponível no mercado nacional é o Ultraformer MPT, um equipamento para tratamentos que utiliza ultrassom microfocado.

Entenda o que é esse aparelho e confira quais os resultados ele apresenta até o momento.

+ Leia também: Como funciona e para quem é indicado o transplante de sobrancelha

O que é e como funciona o Ultraformer?

O Ultraformer MPT é um aparelho desenvolvido pela coreana Classys, indústria focada na área de estética corporal e facial. O equipamento utiliza um mecanismo similar a uma lupa para direcionar ondas de ultrassom com alta intensidade sobre a pele.

O foco eleva a temperatura do local até criar um ponto de coagulação térmica, gerando microlesões instantâneas. A sigla MPT do equipamento se refere ao termo Micro Pulsed Technology – tecnologia micro pulsada –, que oferece mais pontos em um único disparo.

Continua após a publicidade

Segundo a fabricante, o processo gera uma resposta do sistema imunológico para a cicatrização, o que pode estimular a atividade de fibroblastos células do tecido que produzem colágeno e elastina. 

Dependendo do equipamento utilizado, a frequência e a duração do ultrassom podem alcançar diferentes profundidades.

No rosto, o principal alvo é o sistema músculo-aponeurótico (SMAS), em termos mais simples, uma rede de fibras que conecta os músculos da face e do pescoço à pele. A contração dessa rede provoca o efeito de lifting sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

Continua após a publicidade

+ Leia também: Procedimentos estéticos: beleza precisa caminhar sempre junto à saúde

Efeitos do lifting com ultrassom

O tratamento com o pulsionamento de ultrassom promete renovar a pele de vários lugares do corpo e resolver a gordura localizada em pontos como os glúteos, o abdômen e as coxas.

No entanto, as pesquisas realizadas sobre o Ultraformer e outros equipamentos similares indicam que os melhores resultados se dão apenas na face e no pescoço – especialmente na testa, no contorno da boca e no desenho do rosto.

De modo geral, os efeitos do ultrassom microfocado ainda não foram investigados com profundidade. Os estudos realizados até o momento apontam que os melhores resultados aparecem a partir de 30 dias após a realização do procedimento e mais de uma sessão pode ser necessária.

Continua após a publicidade

As mudanças observadas variam entre a redução da flacidez, endurecimento de camadas frouxas e aumento na elasticidade da pele.

O efeito se prolonga por um período que vai de 3 a 12 meses, em média, quando novas sessões do tratamento são necessárias para manutenção.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.