Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Radiofrequência estética funciona? Quais os cuidados necessários?

Procedimento usado contra a flacidez é considerado seguro, mas não pode ser feito de qualquer maneira

Por Maurício Brum
4 Maio 2025, 06h00
radiofrequencia-beneficios-cuidados
Radiofrequência dá mais firmeza à pele por meio da mudança de temperatura (kroshka__nastya/Freepik)
Continua após publicidade

Muito procurada como uma técnica não invasiva para tratamentos estéticos, a radiofrequência ainda gera dúvidas sobre as situações em que é indicada e os eventuais cuidados que sua aplicação pode exigir.

O método conta com boas evidências de eficácia para tratar problemas envolvendo flacidez e textura da pele, além de ajudar na modulação do contorno corporal.

Mas, apesar de ser considerada segura na maioria dos casos, a radiofrequência deve sempre ser empregada por profissionais habilitados, pois não está isenta de riscos.

Saiba mais sobre a técnica.

+Leia também: A pele merece um olhar para além da estética

Como funciona a radiofrequência

Com auxílio de um aparelho específico, correntes elétricas são utilizadas para gerar um campo eletromagnético. Este, por sua vez, é direcionado para a região da pele que será alvo do tratamento.

Continua após a publicidade

O objetivo é elevar a temperatura dos tecidos de forma não ablativa. Isto é, atingindo camadas mais profundas da pele, sem afetar a região superficial, algo que é possível regulando a frequência das ondas utilizadas.

A mudança de temperatura da derme mais profunda leva a um aquecimento do colágeno e das fibras elásticas que existem por ali. Os resultados provocam uma remodelação do tecido, especificamente a melhora de aspectos como a elasticidade e a firmeza da pele. Ela pode ser útil, também, em casos de celulite.

Definir a indicação específica para o uso da radiofrequência  em contraposição a um procedimento com laser, por exemplo depende de avaliação médica individualizada.

Continua após a publicidade

Embora às vezes sejam usadas com fins semelhantes, as várias técnicas disponíveis no mercado têm diferenças envolvendo custos, número de sessões e tempo de recuperação. É importante entender os potenciais e limitações de cada método com base nos seus objetivos.

+Leia também: Entre a beleza e o perigo: os riscos dos procedimentos estéticos

Cuidados com o uso da radiofrequência

Embora seja considerada segura na maioria dos casos, a radiofrequência exige cuidados na aplicação e só deve ser feita por profissionais habilitados. O risco maior é para procedimentos no rosto, devido à pele mais fina uma aplicação incorreta (muito lenta ou sem os movimentos necessários) pode provocar queimaduras.

A técnica só deve ser feita quando não há ferimentos ou infecções não cicatrizadas no rosto.

Continua após a publicidade

Além disso, a radiofrequência é contraindicada para pessoas com problemas de saúde que afetam a coagulação, por quem tem próteses ou obturações metálicas e usuários de marca-passo. Por falta de dados suficientes atestando a segurança, ela também não é recomendada para gestantes.

Outras contraindicações específicas precisam ser avaliadas caso a caso. Não realize nenhum procedimento estético sem o aval de um médico dermatologista.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.