Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cinco marcas de tapioca são reprovadas em avaliação da Proteste

Sódio acima do ideal e presença de bactérias estão entre os problemas detectados

Por Thaís Manarini
Atualizado em 7 Maio 2018, 16h30 - Publicado em 4 jul 2016, 09h52
tapioca
 (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)
Continua após publicidade

A tapioca roubou o lugar do pãozinho em vários lares brasileiros. Mas, segundo a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, é necessário ter muita atenção ao comprar esse item. Depois de analisar nove marcas, a entidade concluiu que a tapioca da Taeq e da Cisbra têm mais bactérias do que a lei permite – o que aumenta o risco de intoxicação alimentar.

Já o produto da Akio reúne 36,7 miligramas de sódio em 100 gramas, o triplo em relação à segunda tapioca mais salgada do teste (Taeq, com 12 miligramas por 100 gramas). Na análise de higiene, os itens da Taeq, Cisbra, Akio e Sabor da Paraíba se saíram pior.

Como se não bastasse, a rotulagem estava inadequada na maioria dos casos. Segundo a avaliação, alguns fabricantes deixam a desejar em relação à informação de que o alimento está pronto ou semipronto para consumo, como Taeq, Cisbra, Pantanal e Chinezinho.

No final das contas, segundo a Proteste, as marcas Paraibinha, Da Terrinha, Pantanal e Beijubom foram consideradas as mais indicadas para levar pra casa.

Mas a tapioca compensa mesmo?

A resposta não é tão simples quanto parece. Esses alimentos até batem de frente em calorias, mas o pão integral carrega mais vitaminas e fibras, o que lhe confere maior poder de saciar. Já a tapioca se destaca por ter menos sódio e nada de glúten – algo ótimo para quem tem intolerância à proteína. Em geral, a recomendação é alternar os dois no dia a dia.

Continua após a publicidade

Mas lembre-se: o que faz da tapioca uma boa opção é o recheio. É furada lotá-la de queijos gordos, manteiga e leite condensado. O melhor é recheá-la com fontes de fibras ou proteínas, já que a tapioca é basicamente carboidrato. Nesse sentido, as melhores opções são frutas, geleias naturais, queijo branco, tomate e atum, só para citar alguns exemplos.

O posicionamento da Taeq
“A marca Taeq cumpre rigorosamente as normas em vigor para todos os seus produtos sob a ótica das leis que regem a produção e a oferta de alimentos. Em relação a avaliação da Proteste, a marca informa que a Tapioca Taeq atende a todos os requisitos de higiene, estando o produto de acordo com os parâmetros microbiológicos legais, exigidos pela RDC 12 de 02/01/2001 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.