Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dormir tarde engorda

Mesmo se você repousa por tempo suficiente, adiar a hora de ir para a cama pode aumentar o tamanho da barriga

Por Débora Fiorini (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 14h54 - Publicado em 18 dez 2015, 10h00
Gabriel Góes
Gabriel Góes (/)
Continua após publicidade

Para chegar a essa descoberta, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram dados sobre a forma física e os hábitos noturnos de 3 mil adolescentes e jovens adultos. Segundo o levantamento, um indivíduo apresenta, em média, 2,1 pontos a mais no índice de massa corporal (IMC) em comparação com outro que prega os olhos uma hora antes. Isso equivale a cerca de 6 quilos em um sujeito de 1,75 metro! O curioso é que os notívagos acumulam banha mesmo se têm o costume de acordar tarde – pelo visto, não é apenas o tempo de sono que importa. Leila Araújo, diretora do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, afirma que ir para a cama só de madrugada gera alterações hormonais que aumentam o apetite e o acúmulo de gordura.

O sono na juventude

Os pesquisadores americanos fizeram questão de incluir adolescentes na investigação. E isso faz todo o sentido. É que o tempo gasto sob os lençóis está diretamente associado à produção do hormônio do crescimento, essencial para a maturação do corpo da garotada. Fora que as primeiras décadas de vida são o melhor momento para consolidar um estilo de vida saudável – que, obviamente, inclui ótimas noites de sono.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.