Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Otite em cães: saiba mais sobre esta doença

Seu cão insiste em balançar a cabeça, esfregar as patas no ouvido ou, ainda, choramingar por qualquer bobagem? Tudo isso pode ser sinal de otite

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 07h13 - Publicado em 27 nov 2011, 22h00
Elaine Moraes
Elaine Moraes  (/)
Continua após publicidade
Otite em cães: saiba mais sobre esta doença

Proteja as orelhas do cachorro no banho e feche as janelas do carro na hora do passeio
Foto: Getty Images

 

Ninguém dá muita bola quando o cachorro coloca a cabeça para fora do carro durante o passeio – afinal, ele parece tão feliz pegando um ventinho… Nem liga muito se, no calor do verão, ele se molha e fica com a pelagem da cabeça úmida – ora, parece estar apenas se refrescando. Mas hábitos assim podem ser o empurrãozinho para a otite, a inflamação de ouvido que, se não for bem tratada, pode levar a uma meningite ou a uma infecção generalizada.

Continua após a publicidade

A ventania nas orelhas costuma levar sujeira para o canal auditivo. Já a umidade favorece a multiplicação de fungos, bactérias e ácaros, que, então, povoam toda a cavidade auricular. “O excesso de banhos no calor também tira a proteção do ouvido do bicho, que é a cera. Ela amolece e escorre, escapando demais. Isso o deixa sensível”, explica o veterinário Enio Eduardo Bovino.

Limpeza de menos ou feita do jeito errado também não é nada bom. A pior coisa é quando o dono se mete a resolver a situação por conta própria e, sem querer, empurra a cera de vez para dentro. “Só o veterinário sabe como limpar os ouvidos do cão corretamente”, diz Bovino. “Esse é mais um motivo para não perder a consulta periódica.”

Quando surgem os sintomas da otite, é comum o dono também não ligar muito. O cachorro se coça e parece fazer gracinha. Ou chora como se estivesse de manha. É preciso prestar atenção, especialmente quando a raça é mais suscetível ao problema. “Cães com orelhas caídas têm mais tendência a otite por causa da cavidade que fica naturalmente abafada”, explica o veterinário Mário Marcondes, de São Paulo.

O melhor é sempre prevenir. Nesse sentido, proteger as orelhas do cachorro no banho e fechar as janelas do carro na hora do passeio são ótimas medidas. Também escovar a pelagem das orelhas todo dia – para varrer literalmente a sujeira que ficou ali. “Esse hábito, além de ajudar na circulação, arranca os pelos mortos que trazem o mau cheiro”, orienta a veterinária Cintya Brillante, de Minas Gerais.
 

Continua após a publicidade

Fique alerta
 

Tudo isso pode indicar que o seu cão está com problemas de ouvido:
 

· Mau cheiro, provocado inclusive pela descamação do canal auditivo.

Continua após a publicidade

· Coloração da cera, que fica quase negra.

· Secreção auricular amarelada e fedorenta.

· Pele mais avermelhada que o normal dentro das orelhas.

· O cachorro chora por qualquer coisa e vive balançando a cabeça.

· Coça as orelhas sem parar.
 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.