Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Remédio para espantar o vírus aids

Autoridades indicam remédio que compõe o coquetel terapêutico a pessoas com alto risco de se infectar. O medicamento Truvada não dispensa a camisinha e é indicado a pessoas com alta propensão a se infectar

Por Sílvia Lisboa (colaboradora)
Atualizado em 5 nov 2016, 01h11 - Publicado em 11 mar 2015, 12h31
Getty Images / Thinkstock
Getty Images / Thinkstock (/)
Continua após publicidade

Em decisão inédita, a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar que o antirretroviral Truvada também seja usado para prevenir novos casos da doença. A resolução, tomada até hoje apenas nos Estados Unidos, partiu de um estudo da própria entidade que constatou a eficácia do medicamento para esse fim – por ora, ele seria destinado a quem tem, em tese, maior probabilidade de contrair o vírus, caso de indivíduos sem parceiro fixo (sobretudo homossexuais), profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis. O Ministério da Saúde brasileiro aguardará o resultado de três pesquisas por aqui antes de se posicionar, até porque o Truvada não integra o rol de drogas fornecidas pelo governo aos soropositivos.

Ainda que seja um grande passo incorporar essa estratégia nas políticas públicas, o preservativo seguiria como conduta número 1 para afastar o HIV. Uma pessoa que faz sexo desprotegido ou compartilha seringas corre um risco muito maior de pegar o HIV.

Como age o medicamento

Remédio para espantar o vírus aids

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.