Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Será que precisamos tomar banho todo dia?

Estudiosos americanos sugerem que não. Segundo eles, a limpeza diária seria até prejudicial. Investigamos essa história

Por Thaís Manarini
Atualizado em 11 dez 2019, 18h41 - Publicado em 28 abr 2018, 11h00
Especialistas discutem se é preciso tomar banho todo dia (Ilustração: Francisco Martins/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Já pensou em passar um dia sem banho? Pois, para alguns especialistas, essa é uma atitude saudável. Isso porque o excesso de chuveiradas reduziria a hidratação da pele, deixando-a mais seca e rachada. Essa situação facilitaria, então, a entrada de germes no corpo.

Em entrevista ao site britânico Daily Mail, a pesquisadora Elaine Larson, expert em doenças infecciosas da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, frisou que as pessoas investem na limpeza diária por acreditarem que isso reduz o risco de doenças. Porém, na verdade, o hábito não faria muito mais do que remover o odor.

Mas, antes de fazer greve de banho, cabe conhecer algumas ponderações. “Particularmente no Brasil, que é um país tropical, quente e úmido, considero saudável tomar até dois banhos por dia”, afirma a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo. Segundo ela, axilas, genitais e pés devem, sim, ser higienizados diariamente, já que são áreas com glândulas de cheiro.

Agora, não precisa ficar ensaboando o corpo inteiro. De acordo com Ana, o sabão remove o manto hidrolipídico da pele (composto por água e gordura), uma barreira protetora.

“Locais como braços e pernas não precisam de sabonete em todo banho”, exemplifica. Óleos limpantes, compostos com uma pequena quantidade de sabão, já dão conta do recado.

Continua após a publicidade

Após sair do chuveiro, a recomendação é utilizar hidratante nas pernas, nos pés e nos braços. “Ao longo da vida, nossa pele vai ficando mais seca. E isso gera coceira, além de contribuir para o surgimento de dermatites”, explica Ana.

O banho continua necessário, viu? Até porque ele faz mais do que limpar: traz calma e conforto. “Só que, além de morno, deve ser rápido. Devemos ter consciência ambiental e poupar a água”, reflete Ana.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.