Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Tatuagem de hena preta pode causar alergia

Especialistas ingleses sugerem que essa técnica deve ser evitada

Por Karolina Bergamo
Atualizado em 24 Maio 2018, 10h18 - Publicado em 4 Maio 2016, 08h43
Cida Souza
Cida Souza (/)
Continua após publicidade

Experts do Reino Unidos publicaram um relato de caso no renomado periódico científico British Medical Journal em que pedem para as pessoas pensarem duas vezes antes de aplicarem uma tatuagem de hena. É que eles trataram um menino de 10 anos que fez uma pintura no braço durante uma viagem à Espanha e sofreu fortes reações alérgicas ao produto. O garotinho exibiu sintomas como coceira e pequenas manchas que seguiram o contorno da tatuagem.

A pele ao redor do desenho ainda ficou vermelha, quente e sensível à dor. Esses sinais apareceram quatro dias após a aplicação. Os especialistas acreditam que isso ocorreu devido à presença indevida de um composto chamado parafenilenodiamina (ou PPD), um corante têxtil que é adicionado à hena para escurecer o pigmento – que é naturalmente avermelhado – e também para acelerar o tempo de secagem.

O garoto foi tratado com antibióticos e corticoides, além de loções hidratantes e analgésicos locais para diminuir a dor. A melhora do quadro aconteceu em 48 horas. Apesar disso, os médicos desaconselham o uso desse tipo de tatuagem, pois a qualidade do composto não tem como ser garantida – aí corremos o risco de passar por maus bocados, assim como o menino que inspirou o artigo científico.

Leia também: Alimentos que são uma beleza para sua pele

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.