Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

O Futuro do Diabetes

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista, pesquisador da USP de Ribeirão Preto e criador do Endodebate e do Diacordis. Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do diabetes
Continua após publicidade

O que o diabetes tem a ver com a hepatite C

Tema do Prêmio Nobel de Medicina de 2020, a hepatite C guarda uma estreita conexão com o diabetes. Hora de entender esse elo e se proteger

Por Carlos Eduardo Barra Couri
Atualizado em 9 out 2020, 09h42 - Publicado em 7 out 2020, 10h43
hepatite c causa diabetes?
Dois terços dos pacientes com hepatite C desenvolvem também diabetes.  (Ilustração: Erika Onodera/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A Academia Sueca divulgou há pouco os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2020. E os agraciados foram os pesquisadores Harvey Alter, Michael Houghton e Charles Rice. Eles deram uma enorme contribuição à ciência e à humanidade ao descobrir a existência do vírus da hepatite C.

A hepatite C é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome que promove uma inflamação no fígado, podendo ser crônica em grande parte dos casos e evoluir para cirrose e, muitas vezes, câncer nesse órgão. Existem tratamentos cada vez mais certeiros para controlar a doença, mas não é raro que o paciente tenha de um dia recorrer ao transplante de fígado. Um dos maiores cientistas do Brasil e nosso amigo e mestre, o imunologista Julio Voltarelli, da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, faleceu precocemente de hepatite C.

Segundo a Associação Americana de Diabetes, dois terços das pessoas com essa doença no fígado possuem diabetes. E sabemos que a infecção pelo vírus da hepatite C pode desencadear uma reação inflamatória capaz de elevar a glicose e induzir o aparecimento de diabetes, especialmente entre pessoas com propensão ao problema. Por outro lado, o tratamento medicamentoso contra essa infecção não só consegue controlá-la como ajuda a baixar os níveis de glicose no sangue.

Ou seja, há uma estreita conexão entre hepatite C e diabetes. E muitos brasileiros nem desconfiam que carregam o vírus porque o ataque ao fígado é silencioso por anos. Por isso o acompanhamento médico, sobretudo no contexto do diabetes, é fundamental.

Exames de rotina podem detectar se há algo errado no fígado e acusar a eventual presença do vírus. Isso é capaz de guiar um tratamento precoce tanto contra a hepatite C como para o diabetes. Atuando em ambas as frentes, garantimos mais qualidade de vida aos pacientes.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.