Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Boa Pergunta

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dúvidas sobre saúde enviadas pelos leitores e leitoras são respondidas com o apoio de profissionais da área.

O que é síndrome de Hoffa?

Embora mais frequente em atletas, essa condição dolorosa que afeta os joelhos pode acometer qualquer pessoa

Por Vand Vieira
Atualizado em 4 out 2019, 17h56 - Publicado em 14 set 2017, 10h06
sindrome-de-hoffa-o-que-e-sintomas-tratamento
Dor no joelho? Pode ser síndrome de Hoffa (Foto: Henrik Sorensen/Getty Images)
Continua após publicidade

Marcada por uma inflamação no tecido gorduroso que envolve a parte dianteira do joelho, a síndrome de Hoffa causa muita dor e, consequentemente, prejudica a mobilidade. A leitora Andrea Feltrin, por exemplo, nos procurou para obter mais informações sobre esse problema, que há algum tempo a impede de praticar atividade física.

Ainda não há uma causa definida para o quadro. No entanto, a prevalência mais elevada entre corredores e ciclistas leva a crer que está ligada à repetição de certos movimentos e traumas. “Só que esses casos são pouco comuns”, tranquiliza o ortopedista Rene Abdalla, diretor do Instituto do Joelho do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.

O principal sintoma é a dor excruciante ao flexionar e estender totalmente o joelho. Para diferenciar a condição de uma tendinite, porém, só passando por um exame de ressonância magnética. Importante: o incômodo e a dificuldade de locomoção só tendem a aumentar sem o tratamento adequado.

“Em média, o resultado das sessões de fisioterapia, dos anti-inflamatórios e das faixas de compressão e alinhamento aparece depois de dois meses, quando os pacientes são considerados completamente curados”, explica Abdalla. Injeções e cirurgia, só em última instância.

“Remover a gordura dessa região causaria ainda mais dor em médio e longo prazo”, arremata o expert. Ou seja, via de regra é melhor ter paciência e investir nos recursos não-invasivos.

Continua após a publicidade

Durante o período de recuperação, o exercício não precisa sair da rotina. Basta não forçar demais o joelho e, em conjunto com um profissional, definir alguns pontos. Para quem não abre mão de correr ou andar de bicicleta, vale optar por calçados com amortecedor e respeitar as orientações estipuladas pelos profissionais quanto a intensidade, terreno e distância.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.