Dia Mundial do Sorriso: como conquistar um semblante mais harmonioso
Especialista explica as principais técnicas para melhorar a aparência deste “cartão de visitas”
Um sorriso bonito e saudável garante mais qualidade de vida, aumenta a autoestima e abre portas para muitas oportunidades, já que pode ser a marca registrada de alguém e influenciar positivamente nas interações sociais.
A odontologia hoje dispõe de muitos recursos e tecnologias para melhorar o sorriso. Novos recursos, inclusive, reduzem o tempo de tratamento e o caminho a ser percorrido até esse objetivo.
Dentes desalinhados, ou tortos, estão entre os principais problemas que mais incomodam as pessoas.
+ Leia também: Lentes de contato dentais harmônicas e mais naturais são possíveis?
Quem busca uma solução deve passar por um ortodontista, especialista da odontologia que se concentra na correção da posição dos dentes e na oclusão, ou seja, a maneira como os dentes superiores e inferiores se encaixam.
Em geral, para deixar o sorriso mais harmônico e alinhado, é preciso usar aparelhos ortodônticos. O tratamento pode começar a partir dos 6 anos de idade, ainda na infância, ou ser feito na vida adulta, como se tornou mais comum home em dia.
Tipos de aparelho
São diversas modalidades, a serem indicadas de acordo com as necessidades e o perfil de cada pessoa.
O mais conhecido é aquele com fios e bráquetes (pecinhas metálicas coladas aos dentes), permitindo a movimentação precisa dos dentes, com manutenção necessária uma vez ao mês.
Outra opção são os alinhadores ortodônticos transparentes, que têm ganhado popularidade como alternativa mais discreta em relação aos aparelhos tradicionais.
+ Leia também: Aparelhos para os dentes: qual, quando e como usar
Ele é uma plaquinha fina e transparente, o que proporciona maior bem estar durante o uso. E, por ser removível, garante maior conforto durante a alimentação e facilidade na higienização.
Em casos mais complexos de má oclusão ou desalinhamento facial, a cirurgia ortognática pode ser recomendada.
O procedimento serve para corrigir problemas estruturais nos maxilares e na mandíbula, proporcionando uma melhora significativa na harmonia facial como um todo.
A cor dos dentes
A coloração dos dentes também chama atenção em qualquer sorriso. Para quem já tem dentes alinhados, mas quer deixá-los mais brancos e iluminados, o clareamento dental é uma boa alternativa.
Ele utiliza agentes clareadores para remover manchas e colorações, o que permite melhorar significativamente a aparência do sorriso.
Facetas de porcelana também são uma boa opção estética. Formada por finas lâminas de porcelana colocadas sobre a superfície frontal do dente, o tratamento tem como objetivo melhorar sua forma, cor e tamanho.
Conhecidas também como lentes de contato dental, elas podem corrigir imperfeições como dentes manchados, desgastados, desalinhados ou com espaços entre eles.
+ Leia também: Clareamento dental: o que você precisa saber
Implante: além da estética
Em casos de perda, os implantes dentários podem ser necessários.
Eles são inseridos no osso da mandíbula ou maxilar e fornecem uma base sólida para coroas ou pontes dentárias.
Além de melhorar a aparência do sorriso e a autoestima do paciente, o tratamento serve também para preencher espaços vazios e restaurar a função mastigatória.
A gengiva também importa
Muito se fala dos dentes, mas a saúde das gengivas também desempenha um papel fundamental na estética do sorriso.
Os enxertos gengivais são procedimentos cirúrgicos que podem ser usados para corrigir recessões, melhorando a aparência das gengivas e a simetria do sorriso.
Vale lembrar que, entre todas as técnicas, a melhor delas e mais universal é manter a higiene bucal, com a escovação e uso de fio dental regularmente, além de visitas regulares ao dentista, para prevenir doenças e preservar os tratamentos realizados.
Com esses cuidados, é possível conquistar um sorriso harmonioso e saudável.
*Claudia Consalter é cirurgiã-dentista, sócio-fundadora e diretora executiva da OrthoDontic.