Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99
Imagem Blog

O Futuro do Diabetes

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista, pesquisador da USP de Ribeirão Preto e criador do Endodebate e do Diacordis. Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do diabetes

Semaglutida e coração: mais um estudo confirma benefícios do remédio

Nova pesquisa aponta redução de morte, infarto e derrame em indivíduos com diabetes que tomaram a versão oral do remédio

Por Carlos Eduardo Barra Couri
Atualizado em 4 abr 2025, 11h05 - Publicado em 4 abr 2025, 10h48
semaglutida-para-insuficiencia-cardiaca
De aplicação semanal, o medicamento semaglutida tem se destacado em testes contra diversas doenças (VEJA SAÚDE/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A semaglutida (princípio ativo do Ozempic e do Wegovy) é popular no Brasil por conta dos seus efeitos na redução do peso corporal. É motivo de conversas na roda de amigos, nos jantares, virou meme em redes sociais e até mesmo fantasia de carnaval.

O que muitos não sabem é que, além do controle do diabetes tipo 2, ela é capaz de reduzir o risco de diversas doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no Brasil e no mundo.

No último Congresso do Colégio Americano de Cardiologia, que aconteceu recentemente em Chicago, foram mostrados dados do estudo SOUL, que avaliou o efeito cardiovascular da versão oral diária de semaglutida, comercializada sob o nome Rybelsus, em mais de 9,6 mil pessoas com diabetes tipo 2 e que tinham alto risco cardiovascular.

Eram pessoas que tinha tido história de infarto do coração, derrame cerebral ou até mesmo doença renal crônica.

Num acompanhamento de cerca de 4 anos, aqueles que usaram semaglutida oral tiveram uma redução de 14% na ocorrência de um novo caso de infarto, derrame ou morte de causa cardiovascular.

Continua após a publicidade

+Leia também: Novos remédios para diabetes e obesidade miram outras doenças

Este estudo mostrou que os benefícios foram além do esperado pelo controle da glicose e do peso corporal. A principal hipótese é a de que seja uma ação direta do medicamento no sistema cardiovascular, talvez ligado à sua ação anti-inflamatória.

Outro dado animador neste estudo é o de que a semaglutida reduziu em 29% a internação por obstrução aguda ou crônica das artérias dos membros inferiores, uma complicação infelizmente frequente nas pessoas com diabetes tipo 2.

Apesar da fama na redução do peso, este não é o único estudo mostrando benefícios cardiovasculares da semaglutida.

Continua após a publicidade

Os resultados do estudo SOUL se somam aos de outros estudos com a versão injetável da semaglutida, na população com diabetes tipo 2, em em pessoas sem diabetes porém com obesidade e sobrepeso, pessoas com insuficiência cardíaca, pessoas com entupimento das artérias das pernas, aqueles com insuficiência renal e com fibrose no fígado.

Com isso, o medicamento se consolida como uma das bases para prevenção de doenças cardiovasculares, ampliando seu papel na medicina além do controle do peso e do diabetes.  Este arsenal estará cada vez mais presente nos consultórios dos cardiologistas.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.