Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

O Futuro do Diabetes

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista, pesquisador da USP de Ribeirão Preto e criador do Endodebate e do Diacordis. Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do diabetes

Sua memória está ruim? Novo manual ajuda a detectar demência

Documento inédito do Ministério da Saúde traz recomendações sobre o rastreamento de demências na atenção primária

Por Carlos Eduardo Barra Couri
17 out 2024, 10h03
alzheimer em jovens
Demências deveriam investigadas em consultas com outras especialidades médicas (Tadamichi/Getty Images)
Continua após publicidade

O Ministério da Saúde acabou de publicar e divulgar um novo manual para profissionais de saúde identificarem casos suspeitos de demência. O material é voltado à atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Isto deixa claro a política do governo em rastrear o problema, sendo que a grande maioria dos casos está sem diagnóstico. E vem em consonância com projetos internacionais de diagnóstico precoce e tratamento oportuno de demência.

Por isso, ao procurar atendimento médico, é fundamental a pessoa ou o acompanhante mencionar se está tendo alguma redução no padrão de memória. Com esta queixa apresentada, o médico pode (e deve) aplicar o questionário 10-CS para rastreamento de demência.

Este questionário é simples, prático e de aplicação rápida. Demora algo em torno de 3 minutos e o profissional de saúde pode fazer o download clicando aqui.

Vale lembrar que quadros demenciais podem passar despercebidos em fases mais precoces, porém é justamente nesta etapa que há uma grande janela de oportunidade de tratamento. Daí a necessidade do rastreamento.

Continua após a publicidade

No consultório de diversas especialidades

Dentre os fatores de risco para demência podemos citar idade avançada, obesidade, diabetes, pressão alta, colesterol alterado, déficits de visão e de audição, história de quadros demenciais na família etc.

As pessoas com as características acima estão nos consultórios dos clínicos gerais, cardiologistas, endocrinologistas, geriatras, hepatologistas e claro, neurologistas e psiquiatras. É fundamental que a memória seja pauta das consultas de aacompanhamento dessas condições.

Não há neurologistas suficientes no Brasil para resolver o desafio do subdiagnóstico de demência. Por isso o rastreamento deve ser feito por diferentes áreas médicas.

Continua após a publicidade

Vale destacar que a sugestão de déficit de memória pelo questionário não significa necessariamente que a pessoa tem demência. Isto pode estar relacionado a situações comuns, como privação de sono, síndrome da apneia do sono, hipotireoidismo, depressão, déficit de atenção etc.

Por isso, após um rastreamento que dê positivo, novos exames e maior aprofundamento devem ser feitos para detectar a causa.
Converse com seu médico e não deixe de abordar a memória na sua próxima consulta de rotina.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.