Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

O Fim das Dietas

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Antonio Lancha Jr, professor expert em atividade física e nutrição da USP e autor de livros como "O Fim das Dietas", ensina como emagrecer sem cair em promessas furadas

Para emagrecer, o que podemos aprender com os atletas olímpicos?

Eles nos dão lições importantes sobre determinação e propósito

Por Antonio Lancha Jr
6 out 2024, 07h00
esporte-olimpiadas-jogos-olimpicos-marcha-atletica-caio-bonfim
Caio Bonfim foi medalhista de prata na marcha atlética em Paris 2024 (Foto: Alexandre Loureiro/COB/Divulgação)
Continua após publicidade

Ao ler o título da coluna, você deve ter imaginado que falaria do que os atletas comem, o que eles se permitem ou o que não consomem jamais. Não é esse, porém, o ponto. O atleta é também um ser humanos como nós, com desejos, vontades e prazeres.

O que separa um indivíduo mediano no esporte do que ganha as medalhas está alinhado com o que Aristóteles definiu como eudemonismo. É o princípio pelo qual o ser humano busca alinhar seus valores com suas conquistas. É aquilo que efetivamente nos faz seguir adiante quando os desafios surgem a nossa frente.

Um atleta de desempenho elevado, cientificamente, pratica seus movimentos, seus gestos, seus treinos, por pelo menos 10 mil horas. Isso quer dizer que ele conviveu muito mais tempo com a execução pobre e sem qualquer valor, que qualquer uma poderia ter feito, do que com uma execução perfeita, nota 10.

A procura pelo gesto correto requer energia para superar as inúmeras vezes de erros, dores, lesões e críticas (muito frequente nos tempos atuais) até alcançar o movimento preciso.

+Leia tambémInspiração olímpica: 8 esportes pra você começar a praticar

Continua após a publicidade

Além dessa busca resiliente, os atletas possuem plano A, B, C e etc. Isso porque somos humanos e não máquinas, sofremos diversas influências de inúmeras origens e desdobramentos. Uma decepção amorosa, um ente querido que se vai ou eventos do tipo podem aflorar o hedonismo, a necessidade de nos presentear com prazeres que, se não bem compreendidos, nos distanciarão do objetivo final.

Assim é o processo de emagrecimento. Ele está sujeito às mesmas intercorrências dos atletas, e nossa determinação em seguir em frente será sempre motivo de revisão de princípios e metas. Para nos tornarmos medalha de ouro em qualquer projeto, nosso maior desafio é não ceder a tentação do atalho, do caminho curto que nos distanciará dos nossos valores.

Portanto, siga nos seus planos de emagrecimento como um atleta busca sua medalha. Permita o erro, permita o cansaço, porém não ceda à tentação de buscar seu objetivo em caminhos que não conduzam ao seu destino. Seja você um campeão dos seus projetos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.