Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Tecnologia brasileira pode melhorar filtros de ar

Invenção pode ajudar a lidar com poluentes e até vírus a que estamos expostos

Por Chloé Pinheiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 fev 2025, 14h00
tecnologia-filtro-de-ar
Pesquisadores paulistas trabalham em maneiras de aprimorar a filtragem de purificadores de ar  (Foto: NatchaS/Getty Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Um produto desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior paulista, promete aprimorar e revolucionar os filtros de ar-condicionado.

Trata-se de um spray à base de nanotecnologia, capaz de reter até 99% de partículas pequenas, que não são tão bem capturadas hoje, como as de certos poluentes e até mesmo alguns vírus. A novidade foi primeira testada em ares-condicionados de carros.

“A inovação está no método de preparo e aplicação, que melhora a eficácia da filtragem”, resume o engenheiro Paulo Augusto Marques Chagas, um dos autores do trabalho coordenado por Mônica Lopes Aguiar.

Como funciona o spray

novo-filtro-de-ar
Clique na imagem para ampliar (Infográfico: Editoria de arte/Veja Saúde/Veja Saúde)

+Leia também: Impurezas no ar: como a poluição doméstica e a ambiental afetam a saúde

Para respirar melhor

Não basta melhorar aparelhos purificadores. O poder público também tem que se mobilizar para garantir ar de qualidade a todos.

Continua após a publicidade

Troca da frota: veículos movidos a diesel ou gasolina poluem bastante. Carros elétricos podem ajudar, mas não resolvem todos os dilemas ambientais.

Novos transportes: o ideal é apostar em meios multimodais de transporte, como trens, metrôs, bicicletas e ônibus. Para isso, é preciso investimento.

Áreas verdes: as árvores nas ruas e em parques atuam como grandes filtros naturais, retendo gás carbônico e liberando oxigênio na atmosfera.

Continua após a publicidade

Gestão do lixo: resíduos abandonados a céu aberto nas cidades pioram a qualidade do ar, seja pela poeira, seja pela degradação da matéria orgânica.

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Não esqueça também de assinar gratuitamente nossa newsletter, enviada todas as segundas-feiras com uma curadoria de conteúdos do site. E também temos um canal no WhatsApp, onde você recebe em primeira mão nossas notícias. Clique aqui para se inscrever.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.