Tratamentos à base de testosterona, gestrinona e outros hormônios anabolizantes estão sendo prescritos indiscriminadamente por médicos e outros profissionais de saúde.
Entre as promessas, mais disposição, um “up” na vida sexual, emagrecimento, ganho de massa muscular e tratamento de questões ginecológicas, como endometriose e sintomas da menopausa. Ocorre que não há respaldo científico para amparar tais práticas. Pelo contrário: a ciência é clara sobre os riscos do uso indevido dos hormônios.
Homens e mulheres de todas as idades viraram alvo das ditas terapias de “modulação hormonal” ou mesmo “reposição hormonal”, um termo sério que está sendo deturpado nas redes. Esses tratamentos são vendidos principalmente na forma de implantes, que estão no centro da discórdia.
Na reportagem de capa desta edição, a primeira de 2025, mergulhamos fundo na febre dos hormônios. Afinal de contas, quem precisa deles? E quais são os perigos desta moda?
Nas nossas páginas, você também encontra reportagens sobre o poder terapêutico da música, um guia definitivo para congelar alimentos e o boom do triatlo, esporte desafiador que traz muitos benefícios.
Para fechar, nossas tradicionais seções sobre medicina, meio ambiente, saúde mental, alimentação, filhos, cuidados com os bichos e autoestima.
Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.