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Projeto capacita professores para identificar sinais do autismo

Iniciativa do Instituto Jô Clemente fornece ferramentas para identificar precocemente crianças com transtorno do espectro autista ou deficiência intelectual

Por Da Redação
6 nov 2024, 11h35
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Autismo pode ser identificado por profissionais da rede de educação (Rodrigo Damati/Veja Saúde)
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O Programa Sinais de Atenção na Primeira Infância é o vencedor na categoria Medicina Social do Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica.

A iniciativa do Instituto Jô Clemente visa facilitar o diagnóstico precoce do autismo e da deficiência intelectual na primeira infância. Isso com a ajuda de um espaço fundamental no desenvolvimento neuropsicomotor: as escolas.

A formação de pedagogos do ensino público já é um pilar da instituição desde 2016, quando a entidade lançou um projeto em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde de São Paulo.

Em 2024, com o novo programa, o IJC direcionou os esforços para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, fornecendo capacitação e ferramentas para identificar eventuais atrasos ou prejuízos ao neurodesenvolvimento.

“Diante do volume crescente de pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista, é pertinente prover aos profissionais que atuam nas creches e escolas o conhecimento sobre o tema”, ressalta Edward Yang, gerente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do IJC. “Durante as atividades com as crianças, eles devem estar preparados para notar sinais que indiquem a necessidade de uma atenção multiprofissional e para saber como agir nesses casos”, prossegue.

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+Leia tambémA redescoberta do autismo

A iniciativa tem potencial para impactar mais de 14 mil professores por meio de ensino a distância. Com a replicação do conhecimento, a comunidade, os familiares e responsáveis por crianças de até 3 anos também passam a receber orientação, possibilitando que os pequenos sejam encaminhados o mais cedo possível aos serviços de saúde para obterem diagnóstico e tratamento apropriados.

Hoje se sabe que a estimulação precoce das crianças faz muita diferença para fortalecer o desenvolvimento das crianças com TEA e propiciar mais qualidade de vida a elas. Só que uma das grandes dificuldades é encontrá-las a tempo, o que pode ser resolvido com iniciativas como esta.

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Veja no vídeo abaixo como o programa funciona na prática:

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