Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

5 exercícios físicos que gestantes podem fazer

Respeitando os limites do corpo, atividade física durante a gestação é segura, traz benefícios para a saúde e reduz os riscos de complicações

Por Clarice Sena
12 jun 2025, 16h58
agachamento-gravida
Agachamento sumô é opção em diferentes fases da gestação (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A prática de exercícios físicos durante a gestação pode parecer um tabu, mas, na verdade, é essencial para promover a saúde e prevenir o sedentarismo nessa fase tão importante.

Os benefícios incluem aumento do relaxamento corporal e controle do peso, além de auxilío na mobilidade para atividades do cotidiano. Algumas medidas simples como 5 minutos de caminhada ou movimentação a cada 1 hora já ajudam.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividades físicas por semana para gestantes sem contraindicações. Destes, 75 minutos podem ser de exercícios mais vigorosos.

Enquanto a caminhada livre ou na esteira, danças, alongamentos, pilates e ioga geralmente estão liberados, esportes de contato e levantamento de pesos muito grandes não são indicados. O importante é sempre consultar um obstetra e um personal trainer antes de tudo para realizar os exercícios de forma adequada.

Confira alguns exercícios indicados para gestantes.

+Leia também: 4 exercícios para ajudar no trabalho de parto

1. Abrigo do joelho

Em posição deitada, use um travesseiro para apoiar as costas, a cabeça e o pescoço. Em seguida, coloque uma faixa ou toalha por trás do joelho. Puxe a coxa em direção ao abdômen e segure por 20 segundos.

Continua após a publicidade

Retorne o membro para a posição de repouso e repita o movimento com a outra perna. Repita 3 vezes para cada uma.

2. Circulação dos pés

Deita-se de lado, com uma perna dobrada e apoiada no chão. A seguir, estique bem a outra perna para cima. Faça movimentos com o pé para frente e para trás ou desenhando círculos com a ponta do pé.

Além de auxiliar na circulação dos membros inferiores, o exercício ajuda no fortalecimento da panturrilha. Repita por 5 vezes e depois faça o mesmo com a outra perna.

3. Crucifixo sentado

Para exercitar os braços, sente-se em uma cadeira ou em um lugar no qual possa ficar com as costas bem encostadas e os pés bem apoiados no chão. Com a coluna bem reta, segure um peso em cada mão e deixe-as apoiadas em cima das coxas.

Continua após a publicidade

Levante o braço levando o peso até o ombro e alterne o movimento fazendo o mesmo com o outro braço. Durante a flexão do braço, inspire e solte bem o ar. Uma variação pode ser feita começando com os pesos posicionados bem ao lado do quadril. Ao invés de flexionar, abra bem os braços soltando o ar e, em seguida, abaixe-os. Faça dez vezes com cada braço.

4. Agachamento sumô

Para fortalecer a musculatura do quadril e prevenir dores nessa região, fique em pé, com a postura ereta. Afaste os pés de forma que fiquem posicionados um pouco além da largura do quadril. Com as mãos na cintura, inspire profundamente e agache devagar. Soltando o ar lentamente, retorne à posição inicial. Os agachamentos devem ser feitos 10 vezes.

+Leia também: Agachamento sumô: exercício fortalece quadris, pernas, glúteos e core

5. Agachamento disco unilateral

Esse exercício visa trabalhar o equilíbrio e, por isso, pode ser realizado com ou sem o auxílio de um disco. Para garantir a segurança na hora da prática, algum apoio fixo também pode ser utilizado. Para iniciar, flexione o joelho de uma das pernas e desça o corpo todo para aproximar o joelho do chão.

A outra perna pode flexionar levemente e o pé de apoio pode ficar posicionado em cima do disco. Durante a realização do movimento, o desafio é manter a postura ereta e o corpo equilibrado. Repita cinco vezes com cada perna.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.