Elíptico ou escada: qual opção é melhor para emagrecer?
Escada exige mais do corpo, mas esse não é o único fator que importa na equação

Se o seu objetivo principal na academia é queimar calorias, é natural buscar os exercícios que promovam essa perda mais rapidamente.
Mas, se a pesquisa foi boa, você já deve ter aprendido que nem sempre existe uma resposta definitiva sobre qual técnica é melhor para isso. E o mesmo vale na comparação do elíptico com a escada, dois dos exercícios de cardio mais populares.
Afinal, é possível cravar que um deles queima mais calorias do que o outro?
+Leia também: Quanto exercício é necessário para queimar as calorias de cada alimento
Quem queima mais calorias?
Vamos lá: em média, treinos de escada acabam promovendo uma queima maior de calorias na comparação com o mesmo tempo no elíptico. Isso se deve à maior intensidade exigida pela escada, mesmo nos níveis mais básicos.
As fontes de informação não são muito precisas, mas o gasto calórico varia entre 300 e 400 calorias a cada meia hora de escada, e 200 e 300 para o elíptico. Lembrando que esse valor varia muito individualmente.
A resposta real para determinar qual exercício queima mais calorias é um sonoro “depende”. Afinal, não se trata apenas do movimento em si, mas da duração do treino, da intensidade ao longo da atividade, da carga empregada, entre outros fatores.
A escada é um exercício mais exigente e, em pessoas que já têm um bom condicionamento físico, pode ser a escolha para queimar mais calorias.
Mas, se você é iniciante, tem menos resistência ou sofre com alguma limitação física nas articulações, por exemplo, pode ser muito mais fácil sustentar o exercício por períodos maiores no elíptico. Nesse caso, a diferença significativa de minutos no treino pode fazer com que essa opção represente um gasto calórico maior para você.
+Leia também: Fobia de academia: como superar a resistência e não deixar de malhar
Como escolher o exercício ideal?
A recomendação dos profissionais da área é alternar ao máximo as diferentes atividades possíveis em uma academia.
A ideia é que você tenha estímulos novos, ative partes distintas do corpo e principalmente não perca a motivação com o tempo por fazer sempre a mesma coisa, em especial se for algo particularmente penoso (como costuma ser o caso da escada).
O ideal é discutir seus objetivos com o instrutor e definir um plano de treino que se adeque ao que você busca, às características do seu corpo e ao que você considera mais interessante e sustentável ao longo do tempo. Além disso, potencializar esses resultados também passa por adotar uma dieta saudável e equilibrada.
Seja elíptico, escada ou até mesmo a esteira que tantos consideram entediante, o importante é manter uma rotina ativa e nunca negligenciar os exercícios aeróbicos, o famoso cardio.