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Geração Z vê exercício físico como estilo de vida

Levantamento nacional mostra como grupos etários diferentes — baby boomers, millennials e companhia — enxergam a atividade física

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 Maio 2025, 14h00 • Atualizado em 16 Maio 2025, 15h39
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A geração Z está mais imersa na rotina de atividade física (Foto: Prostock-Studio/Getty Images/Veja Saúde)
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  • Hoje em dia, correr, pedalar ou malhar é muito mais do que uma sessão para fugir do sedentarismo. Pode ser uma forma de socializar, melhorar a saúde ou superar desafios pessoais. Depende da geração.

    Ciente de que as percepções mudam de acordo com a idade, a Ticket Sports, principal plataforma de eventos esportivos da América Latina, realizou uma pesquisa com mais de 4 mil atletas amadores e profissionais espalhados pelo país.

    Entre as descobertas de destaque, detectou que a maior parte da geração Z (nascidos de 1995 a 2010) não só está mais imersa na rotina de exercícios como também os considera um estilo de vida.

    + Leia também: A importância da atividade física para pessoas com deficiência

    Já a geração Y, os millennials, que vieram ao mundo entre 1982 e 1994, aparece como a mais equilibrada, distribuindo bem os treinos ao longo da semana.

    Os baby boomers (nascidos de 1946 a 1964), por sua vez, foram os mais disciplinados e confiantes no papel da atividade física em prol da saúde.

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    Clique para ampliar (Ilustração: Editoria de Arte/Veja Saúde)

    A voz da experiência

    No mapeamento da Ticket Sports, sete em cada dez pessoas de 61 a 79 anos — a geração baby boomer — têm um histórico de ao menos 11 anos de prática esportiva.

    Boa parte desse público acredita que os exercícios são essenciais para uma longevidade saudável e pratica as atividades de cinco a seis dias por semana. Também estão antenados às tendências digitais: 12% já recorrem a aplicativos para monitorar o treino.

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    + Leia também: Horas sentado, anos perdidos: malefícios do comportamento sedentário

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