Suar emagrece? Entenda a relação entre suor e perda de peso
Diferenças percebidas na balança após suar muito são apenas temporárias e voltam quando você se reidrata. Perda de peso sustentável passa por outros hábitos
Quem se exercita buscando perder peso pode ter uma sensação errada: a ideia de que, suando muito, você está “emagrecendo” mais.
Pois saiba que isso não acontece.
O suor até provoca uma perda de peso em função da eliminação de líquidos, mas isso não é sinônimo de emagrecimento. Os quilos a menos causados pela sudorese são temporários, e vão voltar quando você se reidratar adequadamente. Já quem emagrece, de fato, está queimando gordura, o que ocorre por um processo diferente.
Por que o suor não emagrece
Só emagrece quem perde gordura. O suor não faz com que isso ocorra: ele apenas elimina água, pois é parte de um mecanismo natural que seu corpo utiliza para se resfriar quando está com calor.
A perda de água pela transpiração pode aparecer na balança se você compara seu peso antes e depois de uma sessão mais intensa de exercícios físicos, mas isso não é sinônimo de emagrecimento. Flutuações de até 2 kg, dependendo do seu peso corporal, são esperadas em função do nível de hidratação de cada pessoa.
Atletas de alto rendimento podem até perder mais quilos em função da exigência da atividade que praticam. Mas, em todos os casos, a redução de peso causada pela eliminação de água é sempre temporária, e pode voltar imediatamente, quando você se reidratar.
Cuidado com a transpiração excessiva
Perder peso através da transpiração é uma situação natural, mas não é sustentável. Ao suar, você perde água e sais minerais importantes para o equilíbrio e bom funcionamento do seu organismo, que precisam ser repostos.
Se a sua transpiração for excessiva, podem ocorrer desequilíbrios associados à desidratação, que levam a uma série de sintomas potencialmente graves. Você deve sempre se reidratar quando sentir sede e, em caso de desidratação excessiva, pode ser importante não investir somente na água pura, mas também utilizar soro ou isotônicos, que ajudam a repor os sais perdidos.
Exercício pode, sim, ajudar a emagrecer
Suar não emagrece, mas isso não quer dizer que atividades que promovem o suor não ajudem na busca por uma perda de peso concreta e duradoura. Afinal, o exercício promove a queima de calorias.
Para perder peso de forma sustenta, o déficit calórico é essencial: você precisa queimar mais calorias do que obtém pela alimentação. Isso passa tanto pela atividade física (que gasta essa energia) quanto por adequações nutricionais (que podem ajudar a ingerir menos calorias).
No entanto, buscar apenas o déficit calórico não é ideal. O recomendado é contar sempre com orientação nutricional para emagrecer de maneira saudável, sem negligenciar os nutrientes que você precisa para ter o corpo funcionando como deveria. E, é claro, sem confundir perda de água com perda de gordura.







