5 causas possíveis para as fezes amarelas
Essa coloração geralmente está associada a uma maior eliminação de gorduras ao defecar. Mas há vários motivos possíveis para isso acontecer

Mudanças na cor das fezes são sempre motivo de preocupação. Em alguns casos, elas são passageiras e não indicam um problema de saúde. Em outras situações, servem como um sinal de alerta de que algo vai mal no organismo. Entre as alterações mais frequentes, estão as fezes amarelas.
Conheça abaixo algumas das causas mais comuns para a coloração amarelada na hora de evacuar.
+Leia também: Fezes verdes? Conheça 4 causas comuns
1. Dieta rica em gorduras
Quando as fezes ficam amarelas demais, é indício de que há um problema para digerir gorduras (algumas das causas abaixo também levam a essa consequência). Mas, mesmo sem uma questão de saúde subjacente, simplesmente ingerir em excesso os alimentos gordurosos já pode provocar alterações.
Além da mudança de cor, também é frequente que a quantidade elevada de gorduras provoque uma alteração na consistência do cocô, que fica menos sólido. Episódios assim podem acontecer de forma concomitante a períodos de estresse, em que muitas pessoas acabam descuidando da alimentação.
2. Doenças hepáticas
Problemas no fígado e na vesícula afetam a forma como a bile é secretada para contribuir na digestão de gorduras. Nesse caso, mesmo que a dieta não seja tão gordurosa assim, ainda é possível sentir as consequências na evacuação.
Pessoas com cirrose ou hepatite, por exemplo, além de quem sofre com pedra na vesícula, podem enfrentar essa alteração na cor das fezes. São problemas preocupantes, e é fundamental procurar ajuda médica caso o cocô comece a ficar amarelado e não haja uma causa conhecida.
3. Doenças no pâncreas
Assim como no item anterior, outra questão subjacente que desperta grande preocupação são as doenças no pâncreas, que vão dos cálculos biliares ao câncer, passando pela pancreatite.
Também aqui há uma mudança na forma como a digestão ocorre, fazendo com que mais gordura seja eliminada sem passar pela digestão adequada.
4. Infecções e parasitas
A presença de infecções e parasitas intestinais acelera a passagem de alimentos pelo intestino e costuma culminar em diarreia. Também afeta a forma como os nutrientes são absorvidos, levando à evacuação com cores alteradas.
Problemas como o contágio por Salmonella, E. coli ou a giardíase estão relacionados ao aparecimento de fezes amarelas.
+Leia também: Giardia lamblia: o que é e como tratar
5. Uso de medicamentos
Alguns remédios também podem provocar alteração na absorção de gorduras e a consequente eliminação de fezes amareladas. Vale conferir a bula e se informar com o médico que receitou o fármaco sobre o efeito colateral e a possibilidade de trocar de medicamento, quando existir essa opção.
O que fazer em caso de fezes amarelas?
Em qualquer cenário, deve-se sempre procurar um profissional de saúde. Em geral, a investigação começa com um médico gastroenterologista, que ajuda a investigar os distúrbios do sistema digestivo.
Um exame de fezes, a presença de outros sintomas e o histórico de saúde do paciente são considerados para chegar a um diagnóstico. Dependendo da causa, alterações dos hábitos alimentares podem ser suficientes para voltar a ter uma evacuação saudável.
Em outras situações, porém, podem ser necessários tratamentos de saúde prolongados, com medicamentos e até cirurgia, conforme o problema de fundo.