Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Angiotomografia: como é o exame que mapeia vasos sanguíneos sem usar cateter

Menos invasiva que a angiografia tradicional, a angio TC permite obter imagens detalhadas de forma rápida e usando menos contraste

Por Maurício Brum
15 jul 2025, 12h00
angiotomografia-exame-indicacoes
Uso da tomografia computadorizada torna o exame menos invasivo (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A angiotomografia é um exame de imagem muito utilizado por cardiologistas e neurologistas, buscando avaliar problemas circulatórios que podem levar a complicações coronarianas, cerebrais ou até mesmo em outras partes do corpo.

Entenda mais sobre essa técnica e para quem ela é indicada.

O que é a angiotomografia

O nome já dá uma pista: também chamada de angio TC, a angiotomografia é uma combinação da angiografia com a tomografia computadorizada (TC).

Tipicamente, a angiografia cria imagens dos vasos sanguíneos com auxílio de raio X e um contraste. Há necessidade de inserir um cateter fino para atingir a área a ser avaliada.

Em combinação com a tomografia, porém, o uso do cateter não é necessário: a TC gera imagens detalhadas sem submeter o paciente a um procedimento invasivo. Com isso, a angiotomografia permite que o exame seja indicado em mais situações e para outros perfis, já que oferece um risco menor.

Continua após a publicidade

+Leia também: Como funciona a angiografia, exame que faz mapa dos vasos sanguíneos

Como é feita a angiotomografia

Como ocorre na angiografia tradicional, o paciente ainda precisa fazer uso de contaste na maioria dos casos, para permitir uma melhor visualização dos vasos sanguíneos em análise. No entanto, o volume de contaste necessário geralmente é bem menor.

Feito esse procedimento prévio, a sequência do exame é não invasiva, indolor e muito rápida: o paciente fica deitado no aparelho de tomografia, seguindo as orientações do médico em relação às posições que deve manter para permitir a visualização das áreas de interesse.

Ao todo, o período na angio TC costuma levar de 10 a 15 minutos. Já a análise das imagens pela equipe médica e o prazo até a emissão do laudo pode variar de acordo com a urgência do diagnóstico e o local onde o exame foi feito.

Continua após a publicidade

Quando é preciso fazer uma angiotomografia?

A angiotomografia é recomendada para pacientes com suspeita de doenças cardíacas e circulatórias de modo geral, sobretudo quando é preciso investigar obstruções ou calcificações em veias e artérias.

Quem sofre com aterosclerose, pessoas que se submeteram a uma angioplastia recente, casos de suspeitas de aneurisma cerebral ou embolia pulmonar e doenças vasculares em geral são algumas das indicações.

É mais comum que o exame seja solicitado por um cardiologista ou neurologista (quando há suspeita de problemas que afetam as veias e artérias que chegam ao cérebro).

Continua após a publicidade

Contudo, outras especialidades médicas também podem se beneficiar da angio TC, que ajuda na avaliação de alterações nos vasos sanguíneos de órgãos como o fígado ou os rins, entre vários outros.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.