“Boca de Ozempic” é real? Entenda possíveis efeitos da semaglutida na saúde oral
Impactos na saúde bucal estão associados a efeitos colaterais de canetas emagrecedoras, como boca seca e refluxo
A cada tanto, um novo efeito colateral relacionado ao uso de canetas emagrecedoras ganha destaque nas redes e recebe até um nome próprio. Depois da “cabeça de Ozempic”, o termo da moda, agora, é a “boca de Ozempic”.
Também chamado de “bafo de Ozempic”, “dente de Ozempic” ou até “língua de Ozempic”, a expressão se refere a uma situação relatada por muitos usuários de produtos com semaglutida (que também inclui Wegovy e Rybelsus): impactos na saúde bucal associados à xerostomia, a popular boca seca, e ao refluxo. Nos dois casos, podem surgir situações como o mau hálito e problemas dentários.
“Não temos evidência científica total da ligação entre as canetas e os sintomas”, explica Luiz Rodolfo May, cirurgião dentista especializado em periodontia. Segundo o especialista, até o momento a preocupação é baseada em relatos de dentistas sobre o que observam em consultórios — isto é, pacientes se queixando da diminuição da produção de saliva.
“O que tem evidência é que a boca seca causa todos esses problemas: aumento de erosão, halitose, sensibilidade etc.”, diz.
+Leia também: Quais são os efeitos colaterais comprovados de Ozempic e Mounjaro?
Como surge o problema
As consequências na saúde bucal têm a ver com efeitos colaterais relatados por alguns pacientes após iniciar o uso das canetas emagrecedoras. Além da boca seca, uma situação comum é o refluxo, que consta em bula como possível reação adversa.
“Pode haver uma diminuição dos movimentos peristálticos, na digestão, e o alimento fica muito tempo na boca ou no intestino, aumentando a chance do refluxo”, explica May.
“Isso gera problemas bucais porque o ácido clorídrico do estômago volta para a boca, que não está preparado para ele, afetando os dentes”, resume o dentista.
A soma da xerostomia com o refluxo pode levar a quadros de halitose, desgaste químico no esmalte dentário e uma aparência mais acinzentada na língua, que alguns pacientes também descrevem como tendo um paladar alterado, com um gosto mais metálico.
O que fazer
Não é necessário suspender o uso das canetas emagrecedoras, mas, caso você sofra com a “boca de Ozempic”, é fundamental tomar medidas para mitigar esses efeitos. Ações básicas como a escovação da língua e o uso do fio dental, além de escovar os dentes regularmente, ajudam a reduzir os sintomas. Manter-se hidratado também minimiza os efeitos da boca seca.
“Infelizmente os médicos não indicam isso, mas quem faz uso desses medicamentos precisa fazer o acompanhamento odontológico. O dentista pode combater esses efeitos colaterais”, recomenda May.







