Câncer no sistema linfático: entenda doença que acomete cantor Netinho
Ícone do axé baiano, Netinho foi diagnosticado com linfoma após sentir dores nas pernas e nas costas

O cantor Ernesto de Souza Andrade Júnior, mais conhecido como Netinho, divulgou que foi diagnosticado com um câncer no sistema linfático. A equipe do artista publicou um boletim médico no site oficial de Netinho, informando que ele tem um linfoma e está em tratamento com especialistas.
Netinho, que tem 58 anos, alcançou popularidade com o hit “Milla”, na década de 1990.
O cantor foi internado com dores nas pernas e nas costas no dia 25 de fevereiro, em Salvador. Ele teve de cancelar sua participação na programação de Carnaval deste ano. Após quase um mês de internação, Netinho teve alta na última sexta-feira (21).
Não foram publicados mais detalhes sobre o tipo de tratamento pelo qual o cantor está passando.
O que é o câncer linfático?
O câncer linfático é um tipo de câncer do sangue, assim como a leucemia. Chamado de linfoma, ele pode afetar todo o sistema linfático: os linfonodos, a medula óssea, o baço e outras partes do corpo.
O sistema linfático integra tanto o sistema circulatório quanto o imune. Sua principal função é defender o organismo de infecções, já que ele é responsável por direcionar a linfa (líquido que transporta nutrientes e proteínas pelo sangue para o corpo).
Esse líquido contém os linfócitos, as células de defesa produzidas pelo sistema linfático.
O câncer ocorre quando uma dessas células de defesa sofre uma mutação e começa a se multiplicar de forma descontrolada.
O câncer linfático tem vários subtipos, mas é dividido em dois principais: o linfoma de Hodgkin e o linfoma não Hodgkin. A diferença entre eles é que o linfoma Hodgkin se espalha pelos linfonodos de forma ordenada, enquanto o tipo não Hodgkin se dissemina pelo organismo desordenadamente.
+Leia também: Linfoma de Hodgkin: o que é, principais sintomas e tratamentos
Quais são os sintomas?
O cantor Netinho foi internado após se queixar de dores nas pernas e nas costas. Esses sintomas não são os mais comuns da doença.
Como a doença pode impactar todo o corpo, os sintomas variam de acordo com a área afetada. Podem ocorrer:
- Inchaços no pescoço, na virilha, no abdômen e nas axilas, causados pelo aumento dos gânglios linfáticos (ou linfonodos). Esse inchaço não costuma ser acompanhado de dor;
- Sudorese noturna;
- Perda de peso sem razão aparente;
- Febre alta;
- Sudorese noturna;
- Coceira na pele;
- Tosse e dificuldade para respirar;
- Dor abdominal, náuseas e vômitos.
A avaliação clínica costuma incluir exames de sangue e de imagem, mas o diagnóstico só é confirmado frente a uma biópsia de linfonodos.
O linfoma pode ocorrer em qualquer faixa etária e é mais comum entre homens. Alguns fatores de risco para a doença são a imunosupressão – é o caso de pessoas com HIV ou transplantados. A exposição a agrotóxicos e radiação também eleva o risco.
Qual o tratamento?
O prognóstico para pacientes com câncer linfático costuma ser positivo: cerca de 70% podem ser curados com os tratamentos disponíveis atualmente. Essa taxa depende do tipo e do estágio da doença.
A linha terapêutica mais utilizada inclui quimioterapia e radioterapia. Transplantes de células-tronco podem ser indicados quando o paciente não responde ao tratamento inicial.
A imunoterapia, as terapias direcionadas e a terapia celular CAR-T são outras alternativas terapêuticas.
Durante o tratamento, o paciente deve ser acompanhado para avaliar também os efeitos colaterais das medicações, que podem afetar as funções cardíaca, pulmonar e hepática.
Cantor já enfrentou outros problemas de saúde
De 2012 a 2017, Netinho ficou afastado dos palcos da folia carnavalesca devido a problemas de saúde. Ele sofreu três acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e teve de colocar um stent no cérebro.
Devido ao uso de anabolizantes, Netinho teve danos no fígado, que exigiram uma cirurgia. O quadro levou aos AVCs.
O artista também lida com questões de saúde mental, como um diagnóstico de depressão.