Como passar fio dental? Aprenda de uma vez por todas
Usar antes ou depois da escovação? Qual o movimento adequado para limpar os dentes? Precisa usar todos os dias? Confira a resposta para estas e outras dúvidas

A pergunta faz parte do protocolo em qualquer atendimento odontológico: “você tem usado fio dental?” Neste momento, não tem como mentir, já que deixar essa parte da higiene de lado gera resultados visíveis, como a formação de placa bacteriana.
Para fazer bonito na próxima consulta com o dentista e manter a saúde bucal em dia, aprenda o passo a passo de um uso adequado do fio dental.
Como passar fio dental corretamente?
De início, já surge uma dúvida: é melhor usar fio dental antes ou depois da escovação? A recomendação dos dentistas é usar o fio dental antes de escovar os dentes.
Pense na limpeza dos dentes como a faxina de uma casa. Primeiro, você tira a sujeira e o pó acumulados nos cantos, para depois varrer as áreas maiores.
Use fio dental ao menos uma vez por dia. Aí, não faz diferença se você prefere adicionar esse passo à rotina matinal, noturna ou após o almoço. O que importa é executar esse passo da higiene de maneira adequada.
Para começar, corte um pedaço de cerca de 35 cm de fio dental. Encaixe o fio nas duas mãos, enrolando as pontas no dedo do meio e segurando o fio entre o polegar e o indicador de cada mão.
Em seguida, passe o fio entre cada dente. Aqui, é preciso ter cuidado para fazer o movimento da maneira correta: leve o fio até o limite entre dente e gengiva, delicadamente. A dica é formar um “C” com o fio, abraçando a lateral o dente. Faça movimentos de subir e descer no intervalo entre cada dente, pelo menos 10 vezes.
+Leia também: Sensibilidade nos dentes: quais são as causas e o que fazer?
A importância do fio dental na rotina
A principal função do fio dental é bastante óbvia: ele alcança partes dos dentes que a escova não consegue. A retirada de partículas de comida e da placa bacteriana que se forma entre dente e gengiva ajuda a evitar problemas mais graves, como cáries e gengivite.
Se você evita passar fio dental porque, toda vez que tenta, percebe um sangramento nas gengivas, não tem mais desculpa. É normal que as gengivas sangrem quando os dentes passam muito tempo sem ver o fio dental. Com uma semana de uso diário de fio dental, elas devem parar de sangrar – caso contrário, vale agendar uma consulta com o dentista para averiguar a situação.
O fio dental ainda auxilia a combater o mau hálito e outras condições odontológicas, como a periodontite. Se você usa aparelho dentário ou tem dificuldades de mobilidade, existem equipamentos que permitem passar fio dental de maneira mais fácil e garantir a higiene bucal.