Conexão: você passa protetor solar todos os dias?
Perguntamos aos nossos leitores se eles são adeptos dessa medida recomendada por dez entre dez dermatologistas
No verão, é mais fácil se lembrar de usar o protetor solar, pois os danos do excesso da exposição ao sol são mais aparentes — quem aí nunca ficou queimado após um dia de praia ou piscina? Só que não é só nesse período que o produto deve ser utilizado. Afinal, a radiação solar ocorre o ano todo, e o uso do filtro é a melhor maneira de prevenir o câncer de pele e o envelhecimento cutâneo.
Os resultados da nossa enquete do mês mostram, porém, que ainda há muito trabalho de conscientização a fazer. Apenas 5% dos respondentes afirmam passar protetor solar no corpo todo diariamente e 40% não incorporaram o produto à rotina.
Na reportagem Os Dilemas da Proteção Solar, publicada na última edição, explicamos como a falta de hábito, o desconhecimento sobre o melhor produto para sua pele e o medo de notícias falsas sobre efeitos negativos (e inexistentes) do protetor afetam a saúde do brasileiro. Com informação, não tem desculpa para não usar.
Palavra do leitor
“O meu problema com protetor solar é que mancha as roupas de tal forma que aquilo não sai de golas de camisas, decotes de camisetas, toalha de rosto…” — Vilma Soares, via Instagram, sobre a matéria Os Dilemas da Proteção Solar (ed. 522).
“Quem trabalha com câncer de pele todos os dias sabe muito bem dos números: os riscos sem proteção solar são bem maiores do que com o seu uso. Cada um escolhe o seu risco!” — Cassia Cavaglier, via Instagram, sobre a mesma reportagem.
“Muito esclarecedora a reportagem A Verdadeira Idade dos Seus Dentes. Uma pauta importante e cheia de informações sobre as quais a maioria da população nunca ouviu falar.” — Cida Amora, via Instagram, sobre a matéria publicada na edição 521.
“Todas as semanas atendo mulheres que ficaram com a voz grossa depois de usar testosterona ou derivados. A história é sempre a mesma: ‘Disseram que a dose era baixa…’ ou ‘Eu não sabia que isso poderia acontecer’.” — Otávio Vilas Boas Fantim, via Instagram, sobre a matéria As Promessas da Testosterona (ed. 521).
Qual é a sua capa favorita de 2025?
Começamos e terminamos o ano falando sobre um assunto sério, que se tornou um verdadeiro problema de saúde pública: a prescrição indevida de hormônios anabolizantes. Mas houve espaço para diversos outros temas importantes nas capas de VEJA SAÚDE.
Por exemplo: o aumento dos casos de câncer entre os mais jovens, os avanços da ciência para desvendar e tratar o Alzheimer, o impacto crescente da crise climática na saúde, e por aí vai… E você, tem uma capa favorita? Então conte pra gente nas redes sociais!
Veja e Cuide-se repaginado
Nosso programa em vídeo está um show
O VEJA e Cuide-se nasceu como videocast, mas ganhou um novo formato. Na esteira da chegada do Grupo Abril à televisão, o programa agora conta com quadros mais descontraídos, responde a dúvidas populares e tem edição dinâmica. Um episódio sobre diabetes já está disponível, e, neste mês, publicaremos um sobre testosterona.
Confira nosso canal no YouTube e no próprio VEJA+, nas TVs das marcas Samsung, LG e TCL.
Assista:







