Conhece a semenarca? Primeira ejaculação ocorre entre os 9 e 14 anos
Processo normal da adolescência, "versão masculina" da menarca pode causar situações embaraçosas em adolescentes sem a devida informação

Você certamente já ouviu falar da menarca, a primeira menstruação. Mas será que conhece a semenarca?
Bem menos conhecida que sua contraparte feminina, a semenarca é a primeira ejaculação dos meninos. E, assim como ocorre no caso do outro sexo biológico, é um indício de que a puberdade está começando.
Quando ocorre a semenarca?
Não há uma idade exata para ela ocorrer. Como está intimamente relacionada com a puberdade, ela costuma acontecer na faixa etária em que o corpo começa a passar por essas alterações hormonais, algo que, na média, é visto entre os 9 e 14 anos, sendo mais comum por volta dos 12.
Em geral, a semenarca acontece quando outras mudanças típicas da adolescência, como alterações na voz, o aparecimento de mais pelos corporais e faciais e o crescimento dos órgãos genitais, são apenas incipientes. Mas cada situação é diferente, e a primeira ejaculação pode vir mais cedo ou mais tarde do que isso.
É comum que esse momento ocorra na forma de polução noturna, uma ejaculação involuntária que acontece quando os meninos dormem. Em algumas situações, porém, especialmente quando a semenarca é mais tardia e o interesse sexual já se manifesta, ela pode vir durante a masturbação.
O que fazer quando a semenarca acontecer?
Dependendo da forma como a semenarca ocorrer, pode não ser óbvio que esse episódio aconteceu. Como é uma situação embaraçosa (sem a informação adequada, há até quem confunda com xixi na cama), também é improvável que o adolescente traga esse assunto aos pais por conta própria.
É mais fácil identificar através de uma polução noturna, que pode deixar manchas no pijama ou nas roupas de cama, por exemplo.
A primeira ejaculação é um processo natural do desenvolvimento do corpo e, se ocorre durante a idade normal da puberdade, não exige qualquer intervenção dos pais e cuidadores.
No entanto, identificar que esse processo já ocorreu pode ser a oportunidade de propor um diálogo franco sobre sexualidade e os cuidados necessários a partir desse momento. Também vale reforçar que a ejaculação involuntária é normal, mesmo que cause incômodos.
A semenarca deve causar alertas quando ocorre cedo demais na vida da criança, podendo ser indício de uma puberdade precoce. Nesses casos, é necessário buscar orientação médica para discutir possíveis tratamentos.