Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Dia Mundial da Saúde Ocular: veja dicas e cuidados com os olhos

Doenças oftalmológicas estão associadas a diversos fatores, incluindo componentes genéticos e estilo de vida

Por Lucas Rocha Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 jul 2023, 17h37 - Publicado em 10 jul 2023, 14h01
pessoas-oculos-saude-ocular
Cuidados regulares com os olhos podem evitar a perda da visão (Foto: Karthik Balakrishnan/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade

Olhos vermelhos e lacrimejando, visão embaçada, sensibilidade à luz e dores de cabeça. Estes são apenas alguns dos sinais de que a saúde ocular pode precisar de atenção.

O Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado nesta segunda-feira, 10, destaca como o cuidado com os olhos desde o início da vida pode prevenir várias doenças, incluindo as que levam à perda de visão.

+ Leia também: Alta na incidência de miopia pode aumentar casos de glaucoma

Em todo o mundo, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema para enxergar, de perto ou de longe, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, 35 milhões têm dificuldade visual, de acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os principais problemas que ameaçam a vista, estão catarata, glaucoma, lesão na retina relacionada ao diabetes e degeneração macular relacionada à idade, uma doença progressiva que leva à perda da visão central.

As doenças oftalmológicas estão associadas a diversos fatores, incluindo componentes genéticos, estilo de vida e complicações decorrentes de outros agravos. Também segundo a OMS, 80% dos casos de cegueira são preveníveis ou tratáveis.

Ou seja, prevenção e cuidados básicos podem preservar a saúde visual de grande parte da população, afirma a médica oftalmologista Ione Alexim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

“O acompanhamento anual com o oftalmologista é necessário para cuidar bem dos olhos, e assim, evitar problemas que ao longo do tempo podem se tornar irreversíveis”, diz.

Continua após a publicidade

Cuidados no início da vida

Logo no nascimento, a criança faz o chamado teste do olhinho, que permite identificar alterações visuais associadas ao desenvolvimento de catarata, glaucoma, entre outros problemas no futuro.

No exame, o médico pediatra avalia as diversas estruturas, como o cristalino e a retina, a partir do reflexo da luz sobre o olho do bebê.

Diante de qualquer alteração, a criança é encaminhada a um especialista, que poderá fazer o correto diagnóstico e tratamento. A intervenção no início da vida favorece o prognóstico e o desenvolvimento normal da visão.

Higiene dos olhos

Assim como as demais partes do corpo, o cuidado com os olhos inclui medidas de higiene.

“Lavar os olhos é fundamental para manter as pálpebras e os cílios saudáveis. O ideal é que o procedimento seja realizado uma a duas vezes ao dia, com água fria corrente e sabonete neutro ou infantil na região externa dos olhos”, diz Ione.

Continua após a publicidade

Manter a região livre de impurezas inclui evitar coçar o globo ocular ou levar a mão à região com frequência, o que pode ser meio de transporte de microrganismos como vírus e bactérias. O hábito também favorece infecções como a conjuntivite e a própria Covid-19.

+ Leia também: Crianças com miopia têm mais risco de depressão e ansiedade

“Nossas mãos carregam diversos microrganismos que, em contato com os olhos, podem gerar doenças. O ato de coçar, dependendo da forma e intensidade, também gera problemas mais graves, como o descolamento de retina”, destaca.

Não tirar a maquiagem antes de ir para a cama está entre os erros comuns que levam a problemas oculares, de acordo com a médica oftalmologista Leticia Pinheiro de Freitas, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

“Dormir de maquiagem ou usar produtos vencidos pode desencadear irritações oculares e alergias graves”, diz Leticia. Ao primeiro sinal de incômodo, é bom procurar o médico. “Negligenciar sintomas pode atrasar o diagnóstico de doenças, completa a oftalmologista.

O cuidado também deve ser estendido à higienização adequada de lentes de contato para a prevenir o surgimento de infecções. “Deve-se limpar diariamente a caixinha da lente com sabonete neutro. Além disso, o ideal é higienizar as mãos antes de retirá-las e lavar cada uma por 20 segundos de cada lado, com a solução adequada. Outra indicação é nunca dormir com o acessório”, diz Ione.

Continua após a publicidade
oculos-computador-saude-ocular-telas
Uso prolongado de telas pode prejudicar a visão (Foto: K8/Unsplash/Divulgação)

Cuidando dos olhos no dia a dia

O uso frequente e prolongado de telas, como celular, televisão e tablets, pode favorecer o desenvolvimento de distúrbios como miopia, definida pela dificuldade de enxergar o que está distante, e a vista cansada, que é uma diminuição da capacidade de ver objetos próximos, chamada tecnicamente de presbiopia, que só costuma dar as caras na terceira idade.

+ Leia também: Cuide dos olhos no novo normal

Para as crianças, a atenção deve ser redobrada. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) destaca que o tempo de uso diário de telas recomendado varia de acordo com a idade, começando a partir de dois anos.

Crianças entre 2 e 5 anos devem limitar o tempo de telas ao máximo de 1 hora por dia, com supervisão de adultos. Já para a faixa de 6 a 10 anos, o limite pode chegar a 2 horas, também sob orientação. Crianças e adolescentes de 11 a 18 anos devem reduzir o uso entre 2 a 3 horas por dia, incluindo videogames, segundo a SBP.

Continua após a publicidade

“Está ocorrendo uma epidemia de miopia no mundo e parece que o excesso de telas é um fator importante para isso. Na infância e adolescência, esse fator comportamental pode ajudar ou prejudicar, dependendo de como se lida com o problema”, diz o médico oftalmologista Émerson Castro, do Hospital Sírio-Libanês.

Os oftalmologistas recomendam que pessoas que usam telas com frequência, especialmente no contexto do ambiente de trabalho, devem fazer pausas ao longo do dia, a cada uma ou duas horas de uso do computador.

Os equipamentos devem ser posicionados em uma altura que fique abaixo da linha dos olhos. Isso ajuda a evitar o efeito de se olhar pra cima, que aumenta o ressecamento.

O uso de produtos lubrificantes, conhecidos popularmente como “lágrima artificial” também é recomendado como estratégia para reduzir a sensação de olhos secos. Já os colírios, que são medicamentos, devem ser utilizados apenas a partir de prescrição médica.

Os especialistas também recomendam o uso de protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir a face. Os olhos devem ser lavados com bastante água limpa caso algo caia na região.

Continua após a publicidade

Os óculos escuros podem proteger os olhos dos raios ultravioleta emitidos pelo sol, relacionados a danos visuais. “O objeto também protege das luzes excessivas, mas é importante sempre escolher produtos com lentes de boa procedência”, diz Ione.

O acompanhamento periódico da saúde e o controle de doenças crônicas também ajuda a prevenir complicações oculares. Agravos como o diabetes e a hipertensão podem levar ao desenvolvimento de quadros graves de perda de visão, catarata e glaucoma, que são identificados facilmente em exames de rotina com o médico oftalmologista.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.