DIU Mirena engorda? Entenda
Relatos de ganho de peso existem, mas são considerados muito raros e não necessariamente têm relação direta com o dispositivo intrauterino hormonal
Na hora de escolher um dispositivo intrauterino (DIU) como método contraceptivo, diferentes fatores são levados em conta para tomar a decisão mais adequada. No caso do DIU Mirena, uma dúvida frequente de usuárias em potencial questiona se ele pode levar ao ganho de peso.
A resposta, na maioria dos casos, é não. Mas, como vários relatos individuais demonstram, em algumas situações é possível perceber uma alteração significativa na balança após algum tempo de uso do dispositivo intrauterino.
Entenda melhor a situação.
+Leia também: DIU hormonal: o que é e como funciona
Por que pode ocorrer um ganho de peso?
O ganho de peso pode estar relacionado às alterações hormonais provocadas pelo levonorgestrel, princípio ativo do DIU, que é liberado em pequenas quantidades no útero ao longo da vida útil do dispositivo. A situação, porém, é bastante rara, e não necessariamente está relacionada apenas ao Mirena
Também há relatos de ganho de peso com outros tipos de DIU.
Por isso, ainda existe discussão sobre até que ponto há uma ação direta do hormônio em um eventual ganho de peso, ou se a pessoa acabou engordando por outras situações concomitantes, como mudanças na rotina ou na alimentação, e atribuiu erroneamente a nova realidade ao DIU.
Como mitigar o ganho de peso?
Independentemente do uso ou não do DIU Mirena, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas são duas chaves para evitar um ganho de peso ou para perder os quilos a mais, caso eles já tenham aparecido.
Em qualquer situação, caso você desconfie que engordou após começar a usar o DIU, o primeiro passo é conversar com o seu ginecologista de confiança, para avaliar o caso. Se você ainda não faz uso de nenhum dispositivo intrauterino, questione previamente o médico a respeito de suas dúvidas e receios para tomar a decisão com o máximo de informações possíveis.
E, se a ideia for perder peso, busque sempre orientação com nutricionista para fazer isso de forma saudável. Embora reduzir os quilos extras passe pelo déficit calórico, é importante garantir que você não está negligenciando nenhum nutriente importante quando decide comer menos.
Da floresta à farmácia: a origem dos medicamentos







