Diverticulite aguda: entenda causa da internação de Raul Gil
Apresentador encontra-se estável, mas ainda hospitalizado em São Paulo. Veja detalhes do seu estado de saúde
O apresentador Raul Gil, de 87 anos, está internado desde a última quarta-feira (3) em São Paulo para o tratamento de uma diverticulite aguda.
A princípio, foi divulgado apenas que Gil sentiu fortes dores abdominais, mas em seguida o Hospital Moriah, onde ele está internado, divulgou um boletim médico onde dá detalhes do quadro. Segundo o texto, o diagnóstico é de abdômen agudo inflamatório causado pela diverticulite, somado a uma desidratação.
A instituição também afirma que seu estado de saúde é estável e que ele deve ter alta “nos próximos dias”. Entenda a seguir sobre estes problemas de saúde:
O que é a diverticulite e como é feito o tratamento
Trata-se de uma doença intestinal. A partir dos 40 anos, se formam os divertículos na parede do órgão, que são pequenas saliências em geral benignas. Elas podem, contudo, inflamar e lesionar o intestino ou desencadear infecções, aí que se instala a diverticulite.
O quadro pode ser leve e contornado com repouso, remédios e muita hidratação. Nesse caso, o paciente faz o tratamento em casa mesmo, depois de receber a primeira assistência médica. Ele tende a melhorar em 10 dias.
Mas há os casos mais graves, em geral chamados de agudos, que exigem atendimento imediato e internação. Isso pode acontecer tanto quando o indivíduo demora a buscar ajuda quanto subitamente.
No hospital, o médico recebe hidratação e medicamentos pela veia por cerca de duas semanas. Há o risco, ainda, de perfuração intestinal. Nessa situação, é preciso realizar uma cirurgia de emergência para retirar a parte afetada .
Não foram divulgados detalhes sobre a situação de Raul Gil.
Sintomas e causas
Entre os principais sintomas do quadro agudo, estão dores abdominais intensas, mal-estar, estufamento da barriga, febre, vômito e sangue nas fezes.
O próprio envelhecimento é uma das causas do problema. Outros fatores de risco incluem tabagismo, constipação, alimentação inadequada, obesidade e sedentarismo.
+Leia também: Diverticulite: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Abdômen agudo inflamatório
O termo utilizado no boletim médico descreve um quadro inflamatório na região abdominal marcado por dores intensas.
É uma condição que exige atendimento médico imediato e pode ser causada pelas mais diversas doenças.
Desidratação
A desidratação descrita pelos médicos que atenderam Gil é mais comum nos idosos, e pode ter relação com a diverticulite pois aumenta o risco de constipação, um fator que desencadeia a doença.
É preciso ficar atento aos sinais de que é preciso reforçar a hidratação, especialmente porque, conforme a idade avança, a capacidade de sentir sede diminui.
Quando a diverticulite já se instalou, a hidratação é uma das principais estratégias do tratamento, por ajudar na evacuação das fezes acumuladas no intestino.







