Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Dose tripla de Wegovy leva a perda de mais de 20% do peso corporal

Cientistas testam até onde vai a potência da semaglutida

Por Larissa Beani Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 jun 2025, 08h31
ozempic
Cientistas estudam eficácia e segurança de altas doses de semaglutida no tratamento da obesidade (Munro/Getty Images)
Continua após publicidade

Uma dose de 7,2 mg de semaglutida, equivalente ao triplo da maior concentração encontrada nas farmácias hoje, é capaz de provocar uma perda média de peso de quase 21% em pessoas com obesidade.

Esse foi o principal resultado da terceira fase do ensaio clínico Step Up, divulgado na última semana durante o maior congresso sobre diabetes do mundo. O evento foi realizado em Chicago, nos Estados Unidos, pela Associação Americana do Diabetes (ADA).

O estudo acompanhou 1.407 adultos com obesidade e sem diabetes ao longo de 72 semanas para avaliar a eficácia e a segurança de uma dose mais alta de semaglutida, o princípio ativo de medicamentos como Ozempic (direcionado para o tratamento do diabetes) e Wegovy (aprovado para combater a obesidade).

+ Leia também: Qual a diferença entre Wegovy, Ozempic e Rybelsus?

A dose testada é o triplo da maior aprovada, de 2,4 mg, vendida sob a marca Wegovy.

Como foi feito o estudo

Para avaliar os benefícios e riscos da concentração, os voluntários foram divididos em três grupos: os que tomaram 7,2 mg de semaglutida semanalmente; os que receberam a dose normal (e também semanal) de Wegovy e aqueles que ingeriram placebo.

O último grupo foi o que menos apresentou perda de peso ao longo do período estudado: uma redução de apenas 2,4%. Já aqueles que tomaram o Wegovy tradicional e a dose aumentada perderam 17,5% e 20,7% respectivamente. 

Continua após a publicidade

O estudo Step Up demonstrou que podemos aumentar a dose de semaglutida e obter maior perda de peso do que a observada anteriormente, e em linha com o perfil de segurança estabelecido”, comemora Sean Wharton, líder do estudo e líder da Clínica Médica Wharton, no Canadá.

Os efeitos colaterais mais comuns registrados foram os gastrointestinais (como náusea e diarreia) e 3,3% dos participantes que receberam a dose mais alta de semaglutida descontinuaram o ensaio por causa desses sintomas em comparação, foram 2% dos que tomaram a quantidade normal e não houve nenhuma desistência no grupo placebo.

+Leia também: Quais são os efeitos colaterais comprovados de Ozempic e Mounjaro? 

Com os resultados do ensaio, a Novo Nordisk, fabricante das mediações à base de semaglutida, avalia o lançamento de uma versão mais potente do Wegovy.

“Continuamos desenvolvendo novos tratamentos inovadores para atender às necessidades e preferências das pessoas que vivem com obesidade”, afirma, em comunicado, Ludovic Helfgott, vice-presidente executivo de estratégia de produto e portfolio da farmacêutica. “Isso inclui maximizar o valor da semaglutida e desenvolver uma nova formulação oral de Wegovy que, pendente de aprovação pela FDA [órgão regulatório dos Estados Unidos], pode se tornar o primeiro comprimido de GLP-1 a oferecer perda de peso de dois dígitos.”

Continua após a publicidade

Outros ensaios

Maior perda de peso e mais efeitos colaterais — como náuseas, vômitos e diarreia. Esses foram os principais achados de um segundo estudo que avaliou a segurança e a eficácia de outras doses, também elevadas, de semaglutida.

Ao longo de 40 semanas, 245 pessoas tomaram diferentes doses da droga. Algumas receberam de 8 a 16 mg do fármaco (quase sete vezes o máximo encontrado nas farmácias).

Na pesquisa, publicada em abril no Diabetes Care, a redução da glicemia não foi mais expressiva do que a observada em formulações normais, mas foi associada a um maior emagrecimento.

“Os efeitos dos análogos de GLP-1 dependem da dosagem, principalmente no contexto da obesidade”, explica Mariana Arruda, diretora médica da fabricante Novo Nordisk no Brasil, em evento realizado em São Paulo para a imprensa.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.