Listeriose: o que é, quais são as causas e os tratamentos
Causada por alimentos contaminados, infecção bacteriana pode ser grave, especialmente em gestantes, crianças e idosos
A listeriose é uma infecção causada pela bactéria Listeria monocytogenes. Esse micro-organismo costuma ser encontrado no solo e na água. Em geral, a transmissão acontece por meio de alimentos contaminados. Estes podem ser frutas, verduras e legumes mas também refeições vendidas prontas.
O risco de contaminação também está em leites não pasteurizados e seus derivados (principalmente queijos macios e frescos, como o brie); em carnes cruas e mal cozidas; em frios; e em frutos do mar.
A infecção costuma causar sintomas como febre, diarreia e vômito. Mas em pessoas saudáveis, pode ser assintomática e passar despercebida. O perigo depende da condição de saúde: para gestantes, idosos ou crianças, a infecção pode ser mais perigosa até afetar o sistema nervoso.
+Leia também: Toxoplasmose: o que é, sintomas e como ocorre a transmissão
Sintomas da listeriose
Em indivíduos saudáveis, a listeriose pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves como:
- Náusea;
- Febre;
- Diarreia;
- Vômito;
- Dor muscular.
Em casos mais graves, contudo, a infecção pode atingir o sistema nervoso e causar meningite. Nessas situações, os sintomas podem incluir:
- Convulsões;
- Confusão mental;
- Tontura;
- Torcicolo.
A listeriose costuma ser perigosa para gestantes, crianças e idosos, além de pessoas com problemas imunológicos. Em grávidas, a infecção pode ser transmitida ao feto e há risco de aborto.
Prevenção e tratamento
Por ser uma infecção causada pelo consumo de alimentos contaminados, os cuidados com o manejo e o preparo dos alimentos são as principais maneiras de evitá-la.
Dessa forma, frutas e vegetais devem ser bem lavados, com uma mistura de água com água sanitária. O cozimento completo também é uma importante medida de prevenção, uma vez que a bactéria morre quando exposta a altas temperaturas. Leites e derivados devem ser consumidos apenas quando forem pasteurizados.
Também não se deve misturar alimentos crus com alimentos já cozidos. Utilizar tábuas de corte e utensílios diferentes para cada alimento também é uma recomendação importante.
Além disso, a higiene pessoal é fundamental: por isso, lave as mãos sempre que manusear alimentos.
Tratamento
Em casos leves, a listeriose pode ser assintomática ou desaparecer sozinha em poucos dias. No entanto, é importante atentar aos sintomas, principalmente nos grupos de risco.
Nesses casos, o atendimento é imprescindível e o tratamento é realizado com antibióticos receitados por um médico.
Vale lembrar que antibiótios só podem ser receitados por um médico, que deve indicar também o tempo de tratamento e a dose. Para evitar criar uma resistência bacteriana, siga à risca a receita médica.
Os dilemas do protetor solar: o que é mito e o que é verdade sobre os filtros
Piromania: existe tratamento para a fixação pelo fogo?
“Viver em um mundo neurotípico é difícil”, diz mulher que descobriu autismo aos 42 anos
Pregabalina pode causar alucinações? Entenda efeitos colaterais do remédio de Bolsonaro
Depressão de alta funcionalidade: quando tudo parece estar bem, mas não está





