Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

O ciclo se fecha: livro traça história da saúde humana

Obra de médico francês explica fenômenos que concorreram a favor das doenças infecciosas e dos problemas crônicos não transmissíveis

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 set 2022, 18h40
Epidemias voltam a assombrar humanidade com a globalização e a destruição do meio ambiente. (Foto: Engin Akyurt/ Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade

Durante séculos, a principal causa de adoecimento e morte entre os humanos foram as doenças infecciosas. A coisa começa a mudar no século 20, com a imunização em massa e outras medidas que estenderam a expectativa de vida.

Com a industrialização e a urbanização crescentes, a atuação dos patógenos foi limitada, mas se abriram as portas para as doenças crônicas tão prevalentes hoje.

E, aos poucos, na esteira da destruição ambiental, assistimos à reemergência das infecções, com direito a uma pandemia de Covid-19.

Esse é o trajeto percorrido pelo médico francês Jean-David Zeitoun em seu novo livro, História da Saúde Humana (Contexto – clique para comprar). Nos capítulos finais, o professor ainda indica os retrocessos que estão colocando em risco o bem-estar que tanto almejamos.

+ LEIA TAMBÉM: Escritor recorda em livro internação devido à Covid-19

capa do livro
(Capa: Editora Contexto/Divulgação)
Continua após a publicidade

História da Saúde Humana
Autor: Jean-David Zeitoun
Editora: Contexto
Páginas: 304

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade