Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Quais são os principais sintomas de colesterol alto?

Embora seja um problema silencioso na maioria das vezes, o colesterol alto pode provocar alguns sinais de alerta

Por Valentina Bressan
15 jun 2025, 07h00
colesterol-conexao
Maioria das pessoas com colesterol alto não consegue mantê-lo sob controle (Laura Luduvig e Ricardo Davino/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Na maior parte dos casos, o colesterol alto não provoca sintomas perceptíveis. Isso torna o problema ainda mais perigoso: silenciosamente, os níveis altos de colesterol aumentam o risco para outras doenças, especialmente as cardiovasculares.

O acúmulo de colesterol nas artérias é um dos principais fatores de risco para problemas como ataques cardíacos, derrames e aterosclerose.

Embora a maioria das pessoas só fique sabendo do colesterol alto ao fazer um exame de sangue, existem alguns sinais de que esse indicador pode estar alterado. Confira quais são e fique alerta para se prevenir.

+Leia também: Apenas 35% das pessoas sabem que colesterol alto faz mal ao coração

Xantomas

xantelasma-palpebras-colesterol-alto

 

Esse nome complicado descreve uma lesão na pele que pode aparecer em qualquer parte do corpo. A origem é o colesterol alto: o xantoma é causado por um acúmulo de gordura, em forma de pequenas bolinhas ou placas na pele.

A cor das lesões é amarelada e o xantoma é indolor. O problema ganha denominações distintas a depender da região do corpo onde aparece: nas pálpebras, é chamado de xantelasma.

Continua após a publicidade

Arco senil

Esse sintoma leva o nome de arco senil porque é bastante comum entre idosos. No entanto, pode ser também um sinal de que o colesterol está elevado.

É caracterizado pelo acúmulo de gordura no entorno da córnea, que ganha um aspecto esbranquiçado. O problema não interfere na visão.

Pressão alta

A alta na pressão arterial pode ser um indicativo de que há colesterol alto. Nem sempre as duas condições aparecem juntas, mas elas estão associadas.

Com o acúmulo de colesterol nas artérias, a passagem de sangue fica prejudicada. Por outro lado, a hipertensão também gera lesões que favorecem o acúmulo de colesterol. Ou seja, um problema alimenta o outro.

Continua após a publicidade

Fadiga

Em geral, a fadiga é sinal de que um problema cardiovascular já está se desenvolvendo no organismo. O cansaço está associado às complicações do colesterol alto, geradas pelo acúmulo de gordura nas artérias.

Junto da fadiga, podem aparecer sintomas como falta de ar e dor no peito. Nesse caso, não adie a visita ao médico, já que esses podem ser sinais de um ataque cardíaco e de outros problemas mais graves.

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.